Gartner: vendas globais de smartphones aumentaram 72% em 2010

Gartner: vendas globais de smartphones aumentaram 72% em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:55

O Gartner registrou que as vendas de dispositivos móveis para usuários finais somaram 1,6 bilhão de unidades em 2010, um aumento de 31,8% em relação ao ano anterior. Já as vendas de smartphones aumentaram 72,1% em comparação ao mesmo período e foram responsáveis por 19% do total das vendas de dispositivos móveis em 2010.

“Esta receita significativa no quarto trimestre do ano passado impulsionou a conquista de posições em nosso ranking pelas fabricantes Apple e Research in Motion (RIM), que passaram para a 5ª e 4ª posições, respectivamente, nos lugares antes ocupados pela Sony Ericsson e Motorola", revela Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

"Já a Nokia e LG viram as suas participações no mercado caírem em 2010”. O mercado de dispositivos móveis teve menos sazonalidade do que nos anos anteriores, especialmente em mercados maduros, como Europa Ocidental e América do Norte, onde as vendas para usuários finais cresceram 32,7% no quarto trimestre de 2010, com as vendas de celulares para usuários finais somando 452 milhões de unidades. As vendas de white-boxes foram mais de 115 milhões de unidades no quarto trimestre de 2010 e 360 milhões de unidades em todo o ano.

Entre as fabricantes, a Apple vendeu 46,6 milhões de unidades em 2010, um crescimento de 87,2% em relação a 2009. Este crescimento se deve principalmente à expansão para novos países e ao término das transações exclusivas, que fizeram com que o iPhone ficasse disponível por meio de 185 provedores de serviços de comunicação (CSPs) em todo o mundo. O fim das transações exclusivas também encorajou a concorrência dos CSPs em tarifas e planos de dados, fazendo com que o custo total de propriedade do dispositivo ficasse mais alinhado com outros smartphones high-end. Para este ano, a principal oportunidade de crescimento da Apple virá da inclusão da Verizon Wireless em sua lista de CSPs nos Estados Unidos. Os analistas do Gartner afirmam que a Apple vai manter um preço médio de venda estável, o que impactará de forma favorável as margens de custo nas oportunidades de conquista de market share. Entretanto, a meta da fabricante não é o mercado de massa, o que representa uma diferença fundamental de abordagem se comparado ao Android.

Em 2010, as vendas gerais de celulares da RIM para usuários finais chegaram a um total de 47,5 milhões de unidades, um aumento de 38,2% anualmente. O desempenho durante o último trimestre de 2010 foi particularmente forte no Sudeste da Ásia (Indonésia) e na Europa (Reino Unido e Holanda). Estas vendas foram resultado de ofertas pré-pagas, com preços agressivos, assim como a absorção do serviço BlackBerry Messenger. Apesar do volume crescente das vendas, a fabricante não conseguiu acompanhar o crescimento do mercado e viu sua participação declinar de 19,5% no quarto trimestre de 2009 para 13,7% no mesmo período em 2010. No final do ano passado, a RIM anunciou que lançar iria seu media tablet, o Playbook. A expectativa será observar se este movimento ajudará a fortalecer a companhia em seu ecossistema.

Em 2010, as vendas anuais de celulares da Nokia para usuários finais chegaram a 461,3 milhões de unidades, uma queda de 7,5% na participação de mercado em relação a 2009. O declínio em termos anuais não é atribuído somente à constante deficiência da fabricante em dispositivos high-end, mas, em parte, ao resultado do crescimento das vendas legítimas de white-boxes. A parcela da Nokia no mercado de smartphones caiu 6,7% em relação a 2009.

O smartphone permanece concentrado em mercados avançados, em que os compradores têm mais renda disponível e as redes são rápidas o suficiente para suportar todo o conjunto de recursos dos dispositivos. “Europa Ocidental e América do Norte foram responsáveis por 52,3% das vendas globais de smartphones no quarto trimestre de 2010, sendo que os smartphones responderam por quase metade dos handsets vendidos nestas regiões”, diz Roberta Cozza, principal analista de pesquisa do Gartner. A concorrência intensa afetou a participação no topo do mercado de smartphones neste mesmo período, continuando as tendências que foram observadas durante todo o ano passado.

No mercado de sistemas operacionais (OS) para smartphones, o Android cresceu 888,8% em 2010 e passou para a 2ª posição do ranking. As vendas do sistema no quarto trimestre de 2010 continuaram a ser impulsionadas pela grande disponibilidade de produtos high-end da HTC (linha desire, Incredible e EVO), Samsung (Galaxy S) e Motorola (Droid X, Droid 2).

A participação de mercado do Symbian caiu ainda mais durante o mesmo período, para 32,6%, ou 32,6 milhões de unidades. Este fator permitiu que o Android superasse as vendas de unidades do Symbyan, da Nokia. Porém, o OS Symbian também é usado pela Fujitsu e pela Sharp, assim como em produtos da Sony Ericsson e da Samsung. “Este volume agregado manteve o Symbian ligeiramente à frente do Android”, analisa Cozza.

A grande disponibilidade do iPhone 4 ajudou a Apple a manter sua participação no mercado de smartphones em 16% no quarto trimestre de 2010 e levou a plataforma do OS do iPhone para a 4ª posição em 2010. “Como plataforma, o iOS é um modelo excelente”, diz Milanesi.     Por Francine Machado

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições