MENU

Gmail cria geolocalização para evitar ataque de hackers

Gmail cria geolocalização para evitar ataque de hackers

Atualizado: Sexta-feira, 26 Março de 2010 as 12

Numa iniciativa que visa minimizar os ataques hacker a contas do Gmail, o Google acaba de implementar um alerta baseado na geolocalização dos acessos.

Caso os acessos ao serviço de email sejam feito de localidades muito distantes em um curto período de tempo, o Gmail irá avisar com uma nada discreta mensagem no topo da caixa de entrada, quando o serviço for acessado pela web, explica o site Ars Technica.

De qualquer maneira, lembra o site The Register, o sistema que detecta os acessos é baseado no IP utilizado ao logar no sistema, o que significa que as localidades apresentadas podem ser bastante genéricas.

O aviso que aparecerá caso acessos suspeitos sejam detectados em alguma conta também mostrará um link para um relatório dos últimos logins feitos no Gmail, e caso o usuário perceba que a sua conta foi comprometida, deve trocar de senha imediatamente.

No entanto, caso o acesso tenha sido legítimo - em viagem, por exemplo, ou por acesso de outra pessoa autorizada - basta ignorar a mensagem, explica o site TG Daily.

veja também