MENU

Google admite que captou dados em redes sem fio desprotegidas

Google admite que captou dados em redes sem fio desprotegidas

Atualizado: Segunda-feira, 17 Maio de 2010 as 8:08

O Google reconheceu em seu blog oficial aquilo que as autoridades de proteção de dados de alguns países já vinham denunciando. Os carros do seu serviço Street View não só tiravam fotos das ruas, como também recolhiam dados pessoais enviados por redes sem fio desprotegidas por senhas. As informações são da agência Reuters.

O comunicado postado na sexta-feira diz que a empresa se coloca à diposição dos órgãos de proteção dos países atingidos pelo erro, que incluem Estados Unidos, Alemanha, França, Brasil e Hong Kong, para ajudar a eliminar os dados. ''Temos recolhido erroneamente amostras de dados por redes abertas (ou seja, não protegidas por senha) Wi-Fi'', afirmou Alan Eustace, vice-presidente de Engenharia e Pesquisa do Google, no blog.

Para o Google, cuja ferramenta de busca na internet movimenta mais de dois terços de todas as pesquisas na web nos Estados Unidos, o erro poderia prejudicar sua reputação como um guardião confiável de informações pessoais dos usuários. A revelação chega em um momento de crescente preocupação dos órgãos reguladores sobre a maneira como os sites lidam com informações pessoais dos internautas.

No mês passado, quatro senadores dos Estados Unidos enviaram uma carta ao Facebook, site de relacionamentos, expressando preocupação sobre as mudanças recentes no serviço e as práticas de privacidade da empresa.

veja também