Google anuncia o fim da plataforma Wave

Google anuncia o fim da plataforma Wave

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O Google anunciou nesta quarta-feira (4) que desistiu do aplicativo Google Wave. De acordo com a empresa, a falta de adesão por parte dos usuários ao produto obrigou a companhia a optar pela descontinuidade do projeto, que deverá sair do ar até o fim do ano. "Apesar das vitórias e muitos fãs leais, o [Google] Wave não apresentou a aprovação por parte dos usuários que esperávamos. Nós não pretendemos mais continuar a desenvolver o Wave como um produto autônomo, mas vamos manter o site pelo menos até o fim do ano e estender a tecnologia para uso em projetos do Google", diz o texto disponível no blog oficial da companhia . Segundo anuncia a empresa, a parte central do código, bem como os protocolos que têm impulsionado as inovações da ferramenta, ficarão disponíveis em código aberto para que os clientes e parceiros possam continuar a inovação iniciada pela empresa. "Vamos trabalhar em ferramentas de forma que os usuários possam 'liberar' facilmente o seu conteúdo a partir do Wave". Um caso de insucesso

Pesquisa da Hitwise divulgada em março deste ano já dava mostra da total indiferença dos usuários em relação ao tal "e-mail do futuro" Google Wave. Em testes realizados pelo INFO Online à época, as chamadas "Waves", onde os usuários deveriam interagir, pareciam verdadeiras cidades-fantasma: apenas sinais do passado e pouquíssimos seres online.

Vários são os motivos para o insucesso do Wave. Um deles, a baixa velocidade do serviço somada à alta frequência de falhas e bugs. Para acessar as conversas mais movimentadas, os usuários, muitas vezes, são obrigados a esperar minutos para conseguir enviar uma mensagem.

Outra queixa popular se refere à falta de integração do Wave com ferramentas já existentes, como os serviços de e-mail. E, junto a tudo isso, o fator mais óbvio: a falta de popularidade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições