Google atualiza solução para empresas

Google atualiza solução para empresas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

A gigante de buscas liberou hoje a versão 6.8 do Google Search Appliance, uma solução de pesquisa integrada entre hardware e software, que gerencia e unifica as pesquisas do conteúdo do site e da rede intranet de grandes empresas. As organizações podem usar o Google Search Appliance para disponibilizar dados em servidores, sistemas de gerenciamento de conteúdo, bancos de dados e aplicativos comerciais a partir de uma só caixa de pesquisa.   Esta atualização traz entre as novidades a pesquisa em sistemas nas nuvens, como o Google Apps, Google Site Search e o Twitter. Além de pesquisas sobre informações do perfil de pessoas que trabalhem nas organizações, para que seja possível se conectar e colaborar instantaneamente com elas.

Com o recurso de conexão à nuvem, a solução pode acessar conteúdo público e privado, incluindo e-mails e documentos, e também pesquisar em recursos públicos na web, como a ferramenta para o Twitter que traz resultados no microblog relevantes com a pesquisa feita e não perfis de funcionários da empresa que utilizam o serviço.

A arquitetura escalonável da solução permite o compartilhamento de índices de pesquisa, além de fornecer resultados unificados e o agrupamento automático das pesquisas por tópicos. O acesso e as ferramentas utilizadas nas buscas podem ser personalizadas pelas organizações.

De acordo com Rajat Mukherjee, gerente de produtos do Google, o conteúdo gerado pelas empresas dobra a cada ano. “Hoje, cada solução consegue trabalhar com até 30 milhões de documentos, podendo estender essa quantidade para mais de bilhões de arquivos através do direcionamento do tráfego de pesquisa para vários appliances”, explicou Mukherjee em entrevista à INFO.

Atualmente mais de 35 mil corporações utilizam o Google Search Appliance, entre elas o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, primeira empresa no País a trabalhar com tecnologia de busca unificada. O Tribunal possui 6 appliances e tem a maior implantação no Brasil, com mais de 12 milhões de documentos.

Quem já utiliza a versão anterior do produto, pode baixar a atualização do software no canal Enterprise do Google. Já quem pretende adquirir uma nova solução, deve acessar o canal de vendas do Google e fazer a solicitação. Os preços variam muito de acordo com as necessidades da empresa, mas de acordo com Mukherjee as soluções podem custar a partir de US$ 15,000 por ano (com a necessidade de troca do hardware a cada 3 anos).    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições