Google corre risco de pagar multa milionária por coleta ilegal de dados

Google corre risco de pagar multa milionária por coleta ilegal de dados

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O roubo de dados de redes Wi-Fi desprotegidas nos EUA pode custar caro ao Google nos EUA. Isso porque a empresa pode desembolsar até US$10 mil para cada ocasião que coletou tais informações por meio do Google Street View, segundo documentos da justiça norte-americana.

O risco para o Google é que as ações impetradas possam abrir caminho para uma série de outros processos e pedidos de indenizações semelhantes, na ordem de milhares de pessoas.

As ações foram apresentadas por uma mulher do estado do Oregon e um homem de Washington, em um tribunal federal de Portland, na última segunda-feira (17/05). Nos processos, eles acusam o Google de violar leis federais de privacidade e aquisição de dados. Vicki Van Valin (Oregon) e Neil Mertz (Washington), ambos auditores, alegam que suas redes wi-fi não estavam protegidas por senha e que os veículos do Street View haviam cruzado por suas residências pelo menos uma vez. Na terça-feira (18/05), os demandantes também impetraram uma medida cautelar temporária para impedir o Google de apagar os dados coletas, um movimento que a empresa disse que faria "o mais rápido possível".

O documento judicial de Van Valin alega que seu PC "passa uma quantidade substancial de tempo conectada, transmitindo e recebendo uma quantidade substancial de dados por meio da sua rede sem fio, incluindo aí informações de seu empregador e ligações VoIP. Além disso, dados confidenciais como números de cartão de crédito, bancários e do seguro social também trafegaram pela rede".

O Google reconheceu o problema de privacidade na última sexta-feira (14/05), mas alegou que não sabia que estava coletando os dados das redes wi-fi desprotegidas até recentemente. O erro foi descoberto quando autoridades especializadas em proteção de dados de Hamburgo, na Alemanha, pediu para ver que tipos de informações o Google Street View coletava em suas ruas.  A partir daí, o Google desativou os dispositivos wireless que coletavam os dados, além de anunciar que apagaria todos os dados.

Além das ações judiciais citadas acima, o Google Street View também pode sofrer investigações por parte do Federal Trade Commission (FTC), que solicitada a investigar a empresa pelo grupo de defesa do consumidor Watchdog. Ah sim, os promotores alemães de Hamburgo pretendem fazer o mesmo.

Por Gregg Keizer / Computerworld (E.U.)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições