Google diz que compra da Motorola não vai prejudicar Android

Google diz que compra da Motorola não vai prejudicar Android

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

O presidente do conselho de administração do Google Inc., Eric Schmidt, disse que a aquisição de US$ 12,5 bilhões da Motorola Mobility Holdings Inc. pode estimular a competição entre os fabricantes de celulares que utilizam o sistema operacional Android e que a companhia não vai promover alguns parceiros em detrimento de outros.   “O ecossistema para o Android é a prioridade número 1 e nós não faremos nada com a Motorola, ou qualquer outra companhia, que possa prejudicar a dinâmica dessa indústria”, disse Schmidt em entrevista a Bloomberg Television em 1º de outubro. “Precisamos de uma forte competição entre todos os participantes do mercado do Android. Não faremos escolha de favoritos da forma como algumas pessoas estão preocupadas.”

Schmidt disse também que as 17.000 patentes que o Google ganha com a compra da Motorola vão “expandir” sua propriedade intelectual e, no final, acabar com as disputas judiciais entre os competidores da indústria de US$ 207 bilhões de telefonia móvel. Os comentários vieram depois que analistas levantaram receios de que a operação anunciada pela companhia com sede em Montain View, Califórnia tornaram-na uma competidora entre seus parceiros fabricantes de celulares.

Michael Gartenberg, da companhia de pesquisas Gartner Inc., disse que a aquisição é um “pesadelo” para fabricantes de celulares que usam o sistema Android. A Samsung Electronics Co. e a HTC Corp. possuem aparelhos que utilizam o sistema.

Os fabricantes que vêm usando o sistema operacional do Google desde 2008 podem ter dificuldades em competir porque a Motorola Mobility pode ter acesso antes a novas tecnologias, disse Gartenberg.

Google, Apple

Schmidt aposta no Android para fazer frente à Apple Inc. e Microsoft Corp. diante do aumento de acessos à internet por aparelhos celulares. A aquisição da Motorola Mobility permite que o Google compreenda melhor como integrar o Android com aparelhos, além de fortificar seu portfólio de patentes na disputa com as duas companhias.

Em agosto, o Google acusou a Microsoft e a Oracle Corp. de promoverem uma “campanha hostil e organizada” contra o Android. A Apple, Microsoft e o Google aumentaram os gastos com patentes nos últimos meses para ter acesso exclusivo a tecnologias, muitas das quais utilizadas em smartphones.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições