MENU

Google muda organização dos resultados de busca

Google muda organização dos resultados de busca

Atualizado: Quinta-feira, 6 Maio de 2010 as 10:25

A Google está lançando, a partir desta quarta-feira (5/5), uma série de atualizações e incrementos em seu sistema de buscas, conforme antecipou o IDG Now! no ano passado.

As novidades, que foram apresentadas pelo designer sênior de experiência de usuário da empresa, Jon Wiley, são globais e estarão no ar para os 37 idiomas do site até o fim da tarde da quinta-feira (6/5). Segundo Wiley, ao longo de 2009, a empresa fez 515 modificações em seu buscador.

As alterações giram em torno da organização dos resultados de busca. Entre elas, há uma nova barra de navegação lateral com separação por canais como “tudo”, imagens , vídeos, livros, notícias, blogs, entre outros.

Na área de pesquisas por imagens, agora será possível fazer buscas refinadas pela cor da imagem. Uma busca por sapato, por exemplo, mostrará uma opção para ver sapatos azuis: é só clicar na cor e ver o resultado filtrado.

No caso do serviço de notícias, o usuário receberá resultados das reportagens mais recentes e receberá opções para filtrar as informações por períodos como dia, semana, mês etc..

O recurso de resultados relacionados também ganhou novidades. Uma delas é o “Something Different”: ao fazer qualquer pesquisa, essa função oferecerá conteúdos ligados à informação. Ao procurar pelo termo “Rolling Stones”, por exemplo, o recurso traz bandas da mesma época e de estilos similares, como Aerosmith, Led Zepellin ou Pink Floyd. No caso de uma pesquisa por um produto, a página mostrará um canal para busca de lojas e opções de exibição de marcas.

Esse último recurso só estará disponível em inglês e ainda não há previsão de uma versão para o Brasil.

A Google também deu um leve retoque nos elementos gerais de design, como botões e o seu próprio logo, que não tem mais sombreamento.

12 anos de buscas

Em 2010, o sistema de buscas do Google completa 12 anos de presença na internet. A primeira versão foi hospedada na Universidade de Stanford, na California, Estados Unidos, e passou a integrar a web no dia 2 de dezembro de 1998.

Desde então, a interface do site já passou por inúmeras mudanças. Uma das tradições populares é o esquema dos doodles, variações do logo oficial da empresa, que são publicadas em datas comemorativas.

veja também