Google não irá transferir servidores no Cazaquistão para .kz

Google não irá transferir servidores no Cazaquistão para .kz

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

A Google se negou a transferir seus servidores no Cazaquistão para o domínio .kz, como tinha ordenado o governo do país, e dirige agora as buscas no site google.kz ao endereço google.com, anunciou nesta quarta-feira (8) o vice-presidente da Google na Rússia, Bill Coughran.

O executivo afirmou que há um mês o Ministério de Comunicações do Cazaquistão emitiu uma ordem segundo a qual todos os domínios .kz deveriam estar registrados em servidores que se encontrem fisicamente no território do país. "Para cumprir essa exigência, a Google teria que dirigir todos os pedidos de buscas feitas no google.kz a servidores no Cazaquistão", ressaltou.

Ele acrescentou que, diante desta situação, a Google adotou a decisão de dirigir os visitantes da página google.kz para google.com, em cazaque.

"Infelizmente, isso reduzirá um pouco a qualidade da busca para os usuários do país, já que os resultados não serão processados de acordo com as particularidades locais", admitiu Coughran. Ele acrescentou que a decisão das autoridades é uma tentativa de "pôr fronteiras à internet".

"Se nos víssemos obrigados a processar as buscas em www.google.kz só em servidores locais, estaríamos propiciando a fragmentação da internet", ressaltou. EFE         Fonte UOL

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições