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Google oferece alternativa para limitar acesso gratuito a notícias

Google oferece alternativa para limitar acesso gratuito a notícias

Atualizado: Quarta-feira, 2 Dezembro de 2009 as 12

Google recebeu críticas por lucrar com notícias on-line. (Foto: Reuters) O Google está oferecendo aos grupos de notícia uma maneira de atrair clientes pagantes sem que precisem remover seu conteúdo dos resultados de busca do Google News, depois que algumas empresas de mídia o acusaram de lucrar com suas notícias on-line.

O gigante das buscas na internet anunciou que adaptará o programa First Click Free, de maneira a levar os usuários a se inscreverem ou assinarem o site de um provedor de notícias depois de lerem cinco artigos daquele grupo de notícias gratuitamente em um mesmo dia.

Anteriormente, o primeiro clique de um usuário era gratuito para um número ilimitado de artigos, desde que o usuário não clicasse em links adicionais de qualquer artigo.

O Google anunciou que a alteração permitirá que os grupos de notícia concentrem suas atenções em potenciais assinantes, que têm acesso regular a bom volume de seu conteúdo.

''Já que os jornais estão considerando cobrar pelo acesso ao seu conteúdo on-line, alguns grupos de notícia perguntaram se deveriam estabelecer sistemas de cobrança ou manter seus artigos no Google News e no sistema de buscas do Google'', afirmou Josh Cohen, gerente sênior de produtos empresariais do Google. ''Na verdade, podem fazer as duas coisas, elas não são mutuamente excludentes'', escreveu Cohen no blog oficial do Google News.

Exclusão

A News Corp estaria supostamente estudando a possibilidade de remover suas notícias dos resultados de busca do Google e conversando em lugar disso com a rival Microsoft, para listá-los no serviço de buscas Bing.

A News Corp já limita aos assinantes o acesso on-line ao site do ?Wall Street Journal? e pretende fazer o mesmo com os sites do ?Times? e do ?Sunday Times?, no Reino Unido.

Muitos outros grupos de notícias estão estudando a possibilidade de criar sistemas de acesso pago ao conteúdo, já que a queda de faturamento causada pela recessão e as mudanças estruturais na publicidade tornam impossível bancar o custo das operações noticiosas com base apenas na receita publicitária.

O relacionamento entre o Google e grupos de notícia que adotam acesso pago se complica porque os robôs do serviço de busca precisam de acesso ao conteúdo pago para indexá-lo e permitir que seja localizado em buscas.

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