Google passa gestão do Orkut para a sua unidade brasileira

Google passa gestão do Orkut para a sua unidade brasileira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A Google anunciou ontem, dia 7 de agosto de 2008, que a sua divisão brasileira sediada em Belo Horizonte será responsável pela administração da rede social Orkut, hoje administrada por uma equipe californiana.

Conforme dados recentes do Ibope/NetRatings, o Orkut teve em maio 16,1 milhões de usuários únicos em ambiente residencial no Brasil. O país é o que tem mais pessoas cadastradas no portal (54%), seguido pela Índia (17%) e pelos Estados Unidos (15%).

Assim como é feito com outro produto da Google, o Google Maps, que é administrado por Austrália e Alemanha, a área de engenharia do Orkut será compartilhada por Brasil e Índia.

Além do grande número de usuários brasileiros, outro fator que colaborou para a decisão do Google de transferir a gestão do Orkut para a unidade brasileira foi a batalha judicial que a rede travou com o Ministério Público Brasileiro este ano.

No início de julho, depois de terem sido notificados pelo Ministério Público e convocados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, representantes brasileiros do Google assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta no qual a empresa se comprome a colaborar com as investigações de crimes de pedofilia na internet . O Orkut ficou obrigado ainda a cumprir a legislação brasileira sobre crimes cibernéticos. Até a notificação do Ministério Público de São Paulo, a Google alegava que, por ser uma empresa americana, estava sujeita apenas à legislação dos Estados Unidos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições