Governo diz desconhecer que ataque de hackers teria causado apagões no Brasil

Governo diz desconhecer que ataque de hackers teria causado apagões no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O Ministério de Minas e Energias (MME) disse que não vai se pronunciar enquanto não houver confirmação, por parte das empresas envolvidas, das informações divulgadas por um programa de televisão norte-americano no último domingo (8). De acordo com a rede CBS, a falta de energia elétrica em 2005, no Rio de Janeiro, e o apagão de 2007, no Espírito Santo, foram causados por hackers (invasores de sistemas). O apagão no ES prejudicou mais de três milhões de pessoas.

Segundo o programa ''60 Minutes'', as informações são de uma investigação sobre a ameaça de ataques virtuais nos Estados Unidos (EUA).

A assessoria de comunicação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não estava ciente da reportagem divulgada pelo programa e disse que a reportagem do G1 deveria entrar em contato diretamente com as empresas responsáveis pela distribuição de energia nas regiões afetadas - Light e Ampla no Rio, e Escelsa no Espírito Santo. A única com a qual a reportagem conseguiu entrar em contato foi aquela responsável pela distribuição no Espírito Santo e mesmo assim não obteve resposta.

Furnas informou que não tem conhecimento de ação de hackers em seu sistema de transmissão de energia elétrica e a posição do Operado Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foi a mesma: ''não tomamos conhecimento do assunto''.

O G1 também entrou em contato com o Palácio do Planalto e a resposta foi de que o assunto é de responsabilidade primária do MME, que informações sobre o assunto deveriam ser obtidas com a assessoria do ministério.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições