Governo quer discutir com estados desoneração na telefonia e internet

Governo quer discutir com estados desoneração na telefonia e internet

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:25

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (29) que o governo federal quer discutir com os estados a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que é cobrada sobre a telefonia e a internet.

Bernardo disse que enviou uma carta ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne representantes do Ministério da Fazenda e das secretarias da Fazenda dos estados, com um pedido para que o assunto seja abordado na sua próxima reunião.

De acordo com o ministro, a prioridade do governo federal é convencer os estados a zerar a alíquota do ICMS sobre os serviços de internet dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que quer oferecer conexão de 1 Mbps em todo o país por, no máximo, R$ 35 ao mês.

Mas também pretende discutir com os estados uma maneira de baixar a carga tributária sobre a telefonia celular. Hoje, os estados cobram entre 25% e 30% de ICMS sobre este tipo de serviço.

“A carga tributária [sobre os serviços de comunicação] é alta, é punk mesmo, pesa muito. Mas nós queremos discutir isso com tranquilidade para não parecer que estamos querendo jogar isso na conta dos estados”, disse Bernardo.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições