GPS se torna 'Pac-man' em rede social móvel colaborativa

GPS se torna 'Pac-man' em rede social móvel colaborativa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O Waze é um aplicativo de GPS para smartphones com sistema operacional Android, iOS (iPhone, iPad), Symbian e Windows Mobile. Seu diferencial é que os usuários podem compartilhar informações sobre o trânsito em tempo real, assim como acidentes, blitz, perigos, engarrafamentos, entre outros. E também funciona como GPS veicular, ou seja, ele fornece rotas rua a rua para o motorista chegar ao local desejado.

O chamado "GPS social" funciona quando o motorista entra no carro e deixa o programa aberto no smartphone. Conforme ele dirige, o Waze envia pela internet informações sobre a velocidade da via em que ele está. Se a velocidade estiver baixa, ele vai "cobrindo" a via de vermelho, por exemplo. Os outros usuários do Waze também podem ver essa informação na tela, e assim evitar o local.

Outra possibilidade é um acidente. Se o motorista com o Waze estiver preso em um engarrafamento, ele pode, inclusive, tirar uma foto do local e enviar pelo programa. Os outros usuários da rede, "wazers", receberão essa informação na hora e visualizarão a foto.

Entretanto, os mapas são mantidos por usuários voluntários e começou a ser usado há pouco tempo no Brasil. Por isso, o serviço ainda é precário, faltam várias ruas em diversas cidades, e algumas nem sequer começaram a ser mapeadas.   No entanto, o Waze é inteligente. Mesmo que algumas ruas não tenham sido mapeadas, ou estejam mal desenhadas, conforme mais e mais pessoas dirigem com o Waze, o programa deduz possíveis ruas, aperfeiçoa a geometria daquelas já existentes, e corrige o sentido delas se preciso.

"Sou um 'administrador' do Rio de Janeiro e dedico parte do meu tempo para mapear, conectar, nomear e corrigir ruas da cidade pelo site do Waze", diz André Vieira, usuário e colaborador da rede.

"Quanto mais pessoas utilizarem o Waze, mais inteligente ele ficará, e mais pessoas voluntariamente se oferecerão para contribuir com os mapas.", completa.   Para estimular o uso e essa consequente colaboração, o app funciona como um jogo: em ruas mapeadas nas quais ninguém dirigiu ainda, diversas pastilhas aparecem sobre elas, como no famoso game Pac-man, e o usuário que passar por ali e "comê-las", ganhará pontos e subirá no ranking. Sem falar que, de quebra, ajudará ao Waze a saber o sentido daquela rua.

Além disso, algumas "balas" aparecem pela cidade com uma certa pontuação. O wazer que passar pelo local, ganhará a pontuação da "bala".

Existem tabelas de pontuação com o ranking dos melhores usuários, e estão disponíveis no site e no programa. Eles ganham destaque e ícones especiais para se diferenciarem dos outros usuários.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições