Hackers afirmam que mais pessoas se unem a ataques pró-Wikileaks

Hackers afirmam que mais pessoas se unem a ataques pró-Wikileaks

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Os hackers do grupo "Anonymous" prometeram nesta quinta-feira (9), em entrevista uma rádio britânica, um crescimento na guerra informática contra as empresas que cortaram os meios de financiamento do site WikiLeaks. O grupo, que se organizou por meio de um fórum na internet, reivindicou os ciberataques de quarta-feira contra as empresas de cartão de crédito MasterCard e Visa, e de outros grupos que bloquearam as contas do WikiLeaks ou de seu fundador, o australiano Julian Assange.   "A campanha não terminou. Cada vez mais pessoas estão se unindo para ajudar. Cada vez mais pessoas estão baixando a ferramenta 'botnet' que permite ordenar os ataques DDoS", declarou à rádio BBC um porta-voz do grupo, que se apresentou como "Coldblood" (Sangue Frio).

Os "botnet" permitem realizar os chamados ataques de Negação de Serviço Distribuídos (DDOS) simultâneos a partir de um grande número de equipamentos para bloquear ou sobrecarregar uma página na web. "É uma guerra informática. Estamos tentando manter a internet aberta e livre para todo mundo, como sempre foi", acrescentou.   Estrutura

Quanto à estrutura do grupo, o porta-voz disse que o "Anonymous não segue nenhum meio convencional, é apenas um grupo de pessoas que, quando acha que uma ideia que circula é suficientemente boa, entra em ação".

Em um chat com a agência AFP, os organizadores do "Anonymous" prometeram estender sua campanha a qualquer um que tenha "uma agenda anti-WikiLeaks" e descrevam Assange como um "mártir da liberdade de expressão". "Começamos como uns poucos usuários (menos de 50). Agora, somos cerca de 4 mil".

Apesar de anunciar suas ações no Twitter (@Anon_Operation) ou por meio de seu site, Anonops.net, os organizadores do "Anonymous" não quiseram identificar futuros objetivos, mas garantiram que continuarão com a campanha contra as tentativas de silenciar Julian Assange e seu site.   Ataques

Os hackers do "Anonymous" fizeram seu primeiro ataque DDoS no sábado (4), derrubando o blog do serviço de pagamentos on-line PayPal por pelo menos oito horas.

Além do Visa, MasterCard e do Postfinance, que anunciou o fechamento da conta de Assange, os hackers também atacaram outros sites da Suécia, país que busca a extradição de Assange. Nos últimos dias, também foram atacadas o site da promotoria sueca e dos advogados das duas mulheres que acusam Assange de "estupro e agressão sexual".

O australiano, de 39 anos, se encontra detido na prisão londrina de Wandsworth, após o juiz responsável pelo processo de extradição solicitada pelas autoridades da Suécia negar na terça-feira sua liberdade sob fiança.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições