MENU

Hospital espanhol utiliza videogame terapêutico contra dependência

Hospital espanhol utiliza videogame terapêutico contra dependência

Atualizado: Quarta-feira, 9 Fevereiro de 2011 as 11:52

Um hospital espanhol conta com uma nova ferramenta para tratar as dependências do jogo e os transtornos de alimentação, um videogame terapêutico que permite trabalhar aspectos básicos para superar estas patologias, como a tolerância à frustração e o autocontrole.     O videogame foi desenvolvido entre 2007 e 2010 pelo Consórcio Playmancer, formado por cientistas e técnicos de seis países europeus, e desde setembro é aplicado a alguns dos pacientes da área de Psiquiatria do Hospital de Bellvitge, em Barcelona, onde são tratadas as dependências.

O responsável pela Unidade de Transtornos da Alimentação desse centro hospitalar, Fernando Fernández, explicou em entrevista coletiva que o videogame, denominado "Islands", transporta o usuário para uma ilha e coloca como objetivo sair dela. Não "ganha" quem sai primeiro, mas quem tem mais autocontrole e está mais relaxado.

Através de biossensores, o jogo detecta as expressões faciais e de voz, além das reações fisiológicas da pessoa que o utiliza, e isso permite que as reações emocionais do paciente influenciem no desenvolvimento do jogo.

Fernández assinalou que "o objetivo não é sair rápido, mas de maneira pausada e reflexiva", e acrescentou que "os pacientes conseguem superar as provas e sair da ilha se reagirem com autocontrole às situações".

Lembrou que a proposta se dirige a pessoas com dependências diversas, que têm em comum uma baixa autoestima, uma baixa tolerância à frustração e que agem por impulsos.

"O tratamento convencional dá resultado, mas apresenta carências em alguns aspectos que tratamos de suprir com esta alternativa", disse.      

veja também