Hospital espanhol utiliza videogame terapêutico contra dependência

Hospital espanhol utiliza videogame terapêutico contra dependência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Um hospital espanhol conta com uma nova ferramenta para tratar as dependências do jogo e os transtornos de alimentação, um videogame terapêutico que permite trabalhar aspectos básicos para superar estas patologias, como a tolerância à frustração e o autocontrole.     O videogame foi desenvolvido entre 2007 e 2010 pelo Consórcio Playmancer, formado por cientistas e técnicos de seis países europeus, e desde setembro é aplicado a alguns dos pacientes da área de Psiquiatria do Hospital de Bellvitge, em Barcelona, onde são tratadas as dependências.

O responsável pela Unidade de Transtornos da Alimentação desse centro hospitalar, Fernando Fernández, explicou em entrevista coletiva que o videogame, denominado "Islands", transporta o usuário para uma ilha e coloca como objetivo sair dela. Não "ganha" quem sai primeiro, mas quem tem mais autocontrole e está mais relaxado.

Através de biossensores, o jogo detecta as expressões faciais e de voz, além das reações fisiológicas da pessoa que o utiliza, e isso permite que as reações emocionais do paciente influenciem no desenvolvimento do jogo.

Fernández assinalou que "o objetivo não é sair rápido, mas de maneira pausada e reflexiva", e acrescentou que "os pacientes conseguem superar as provas e sair da ilha se reagirem com autocontrole às situações".

Lembrou que a proposta se dirige a pessoas com dependências diversas, que têm em comum uma baixa autoestima, uma baixa tolerância à frustração e que agem por impulsos.

"O tratamento convencional dá resultado, mas apresenta carências em alguns aspectos que tratamos de suprir com esta alternativa", disse.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições