Hotmail adiciona técnicas mais seguras para recuperar senhas perdidas

Hotmail adiciona técnicas mais seguras para recuperar senhas perdidas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

A Microsoft adicionou na última segunda-feira (27/09) um novo recurso para ajudar os usuários a recuperar suas contas do Windows Live Hotmail.

Citando uma onda de ataques de hackers que entravam no e-mail do usuário e alteravam sua senha, a empresa elaborou outras técnicas para identificar o problema e contorná-lo. Elas já estavam sendo testadas desde maio, mas, agora, a ferramenta está disponível para todos os internautas, inclusive os brasileiros .

A medida de segurança não dependerá unicamente de uma conta de e-mail alternativa ou uma pergunta secreta. O usuário poderá definir “computadores confiáveis” ou um celular como prova de que é o verdadeiro dono do endereço, afirmou Dan Lewis, gerente de produtos da companhia de Redmond.

“Em outros serviços, o hacker pode alterar as configurações de segurança, mas com esse sistema que desenvolvemos, ele precisará de mais de uma “prova” para completar a ação”, completou o executivo.

As provas: celular e computador confiável

A equipe do Hotmail, assim, quer evitar casos como o da governadora do Alaska, Sarah Palin, que teve sua conta do Yahoo roubada pelo estudante da Universidade do Tennessee, David C. Kernell, quando este respondeu uma pergunta “secreta” absolutamente simples.

Em vez disso, os usuários poderão escolher alguns computadores como confiáveis e, ao entrar em seu e-mail por uma dessas máquinas, retomar o controle da conta roubada. Para isso, no entanto, os PCs devem ter o programa gratuito Windows Live Essentials instalado.

Outra possibilidade é definir um celular como prova. Quando o internauta selecionar no portal a opção de resetar a senha, receberá em seu dispositivo receberá,via SMS, um código para desbloquear o Hotmail.

“Sempre será possível retomar o seu endereço”, confia Lewis. “Os hackers não conseguirão entrar no computador confiável ou no celular”.

A Microsoft acredita que, à medida que mais internautas passem a utilizar esses sistemas de segurança, seu suporte será menos exigido. “A médio prazo, as pessoas terão um método que não dependerá de outros mecanismos para recuperar a conta”.

Para ativar o recurso, tanto o do computador confiável quanto o do celular como prova, o usuário deve clicar em “Opções”, no canto superior direito de seu Hotmail, e em “Mais opções”. Em seguida, selecionar “Exibir e editar suas informações pessoais” e, finalmente, configurar o item “Informações para redefinição da senha”

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições