HP decide liberar software móvel webOS a outras empresas

HP decide liberar software móvel webOS a outras empresas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:18

O tablet TouchPad roda a plataforma WebOS e

foi cancelado pela HP (Foto: Divulgação) A Hewlett-Packard decidiu abrir seu sistema operacional móvel WebOS a programadores e companhias, buscando ganhar força para enfrentar a plataforma gratuita Android, do Google.

A HP, que adquiriu o webOS ao assumir o controle da Palm por US$ 1,2 bilhão , em 2010, vem tentando descobrir como recuperar o investimento, após uma incursão fracassada no segmento de smartphones e tablets. Meg Whitman, presidente-executiva da HP, disse que a empresa estava estudando diversas opções para o webOS, entre as quais, fechar ou vender a divisão.

A companhia oferecerá o webOS sob um acordo de licenciamento de fonte aberta, mas ainda não definiu os termos do contrato que planeja oferecer. Alguns projetos podem ser usados como exemplo para definir a estrutura de licenciamento, entre eles, o Android e o navegador Mozilla.

A empresa planeja solicitar sugestões a programadores antes de decidir quanto aos termos de licenciamento, disse Whitman. “Nós gostamos da adoção do Android. Ele vem crescendo velozmente junto a uma grande comunidade de programadores e fabricantes de hardware”, disse Whitman, acrescentando que a HP gostaria de evitar a fragmentação de software que prejudica o Android no momento. Whitman também afirmou que a HP pode voltar ao mercado de tablets em 2013, mas que não fabricará novos smartphones. O futuro do webOS está em aberto desde agosto, quando a HP cancelou o tablet TouchPad , que seria o principal produto de sua linha webOS, devido às baixas vendas.

Embora o Google tenha o sistema móvel mais usado do mundo, com 550 mil aparelhos ativados a cada dia, o webOS pode servir como alternativa a empresas apreensivas com a possibilidade de que o Google concorra com elas diretamente no mercado de smartphones, depois da aquisição da Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições