Sede HP (Foto: Paul Sakuma/AP) A ONG Greenpeace revelou que a multinacional americana HP é a empresa eletrônica mais ecológica do mundo por suas operações sustentáveis, conforme o Guia para Eletrônicos mais Verdes, revelado na quarta-feira (9). A canadense RIM, fabricante do celular BlackBerry, é a pior.
Em seu relatório anual, o Greenpeace indicou que a HP melhorou três posições no ranking mundial e se colocou no topo da lista, com 5,9 pontos, em uma escala de 10. Logo atrás, ficaram a Dell, com 5,1 pontos, e a Nokia , com 4,9 pontos.
A primeira edição do guia do Greenpeace foi realizada em agosto de 2006. Nesta 17ª edição, os critérios do ranking foram atualizados para levar em conta políticas e práticas das empresas para reduzir os impactos sobre o clima, produzir produtos mais ecológicos e tornar suas operações mais sustentáveis. Agora, a lista avalia as 15 principais fabricantes de PCs, TVs e celulares.
A Apple, fabricante do iPhone e iPad, é a quarta empresa mais verde, após subir cinco colocações no ranking graças a seus produtos verdes e operações sustentáveis relativamente fortes. Philips, Sony Ericsson, Samsung , Lenovo, Panasonic e Sony seguem na lista das dez principais companhias.
No outro extremo, a canadense RIM ficou na última posição do ranking do Greenpeace, no 15º lugar, com somente 1,6 ponto. Nova na lista, a RIM precisa melhorar as informações e revelação de seu rendimento no meio ambiente, comparado com outros fabricantes de telefones celulares, destacou o Greenpeace.
Confira o ranking:
1 HP (5,9)
2 Dell (5,1)
3 Nokia (4,9)
4 Apple (4,6)
5 Philips (4,5)
6 Sony Ericsson (4,2)
7 Samsung (4,1)
8 Lenovo (3,8)
9 Panasonic (3,6)
10 Sony (3,6)
11 Sharp (3)
12 Acer (2,9)
13 LG Electronics (2,8)
14 Toshiba (2,8)
15 Rim (1,6)
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições