HP perde liderança em venda de servidores para a IBM

HP perde liderança em venda de servidores para a IBM

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:30

O presidente-executivo da HP, Leo Apotheker: fim da

liderança em servidores (Foto: AP)

  O grupo americano de informática Hewlett-Packard (HP) perdeu a liderança no mercado mundial de servidores para a IBM no segundo trimestre de 2011, segundo estudo da consultoria especializada IDC. A empresa, que anunciou que deve vender a divisão de computadores pessoais e eliminar a linha de tablets e smartphones , deve seguir no setor de servidores para uso corporativo.

Atrás de IBM e HP estão Dell, Oracle e Fujitsu. A IBM controla agora 30,5% do mercado mundial, contra 29,8% da HP, assinala a IDC, que enfatiza, no entanto, que isso "estatísticamente equivale a uma igualdade".

No primeiro trimestre, a HP tinha 31,5% do mercado e a IBM controlava 29,2%.

O volume de negócios no setor aumentou 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando US$ 13,2 bilhões no segundo trimestre.

PCs

A China superou os Estados Unidos pela primeira vez no ranking mundial de vendas de computadores e se tornou o maior mercado de PCs do planeta, segundo dados consolidados pela consultoria IDC divulgados nesta terça-feira (23).

Na última semana, o órgão já havia indicado que a China lideraria a lista, que traz o Brasil na terceira posição. Entre abril e junho de 2011, o país vendeu 95 mil PCs a mais que o Japão.

No segundo trimestre de 2011, segundo o estudo global PC Tracker, o mercado interno chinês consumiu 18,5 milhões de unidades de computadores, contra 17,7 milhões nos Estados Unidos. A diferença equivale a cerca de US$ 200 milhões em mercadorias.

No relatório, o IDC aposta que os Estados Unidos ainda devem encerrar o ano como o maior mercado no total, principalmente por conta da aceleração sazonal nas vendas durante as vendas de fim de ano. A expectativa do instituto é que em 2012, no entanto, o volume total chinês já seja maior, com 85,2 milhões de unidades contra 76,6 nos EUA.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições