MENU

IaaS: usuários estão menos preocupados com segurança

IaaS: usuários estão menos preocupados com segurança

Atualizado: Quarta-feira, 25 Agosto de 2010 as 11:31

Um recente estudo publicado pelo instituto de pesquisas Yankee Group aponta que entre as companhias que estudam a implementação da infraestrutura como serviço, ou IaaS (infrastructure-as-a-service), a questão de segurança representa a principal barreira ao uso do modelo. Entretanto, nas organizações que já utilizam IaaS, o tema aparece em quinto lugar entre os principais problemas enfrentados com esse tipo de serviço.

Para as corporações que já adotaram o modelo, os três principais desafios no uso da infraestrutura como serviço são: adequação às normas regulatórias, migrar os dados legados e a resistência dos funcionários.

“Uma vez que as empresas começam a testar e a usar o modelo, elas descobrem que os desafios de segurança não são tão grande como imaginavam”, explica a pesquisadora do Yankee Group e autora do estudo Sandra Palumbo. Ela lembra ainda que o IaaS representa hoje uma das ofertas baseadas em cloud computing, a partir da qual as empresas utilizam servidores e armazenamento virtual, em um modelo no qual pagam pelo uso.

De acordo com o levantamento, 23% das maiores empresas do mundo que já utilizam cloud computing aderiram à infraestrutura como serviço e outras 37% delas esperam adotar esse serviço em até dois anos.

Já outros 16% das organizações consultadas não têm planos para adotar IaaS, inclusive entre aquelas que demonstraram o interesse em ampliar o uso de serviços baseados na nuvem.

O levantamento aponta que as companhias têm olhado para as operadoras de telecom como interessantes provedores de infraestrutura como serviço. No entanto, boa parte das teles ainda não oferece esse serviço e repassa as oportunidades para outros fornecedores.

“O mercado [de IaaS] ainda é muito novo e as ofertas estão sendo criadas”, relata Sandra, ao justificar a falta de provedores fortes no setor.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também