MENU

IBM anuncia lançamento de computador central superpotente

IBM anuncia lançamento de computador central superpotente

Atualizado: Sexta-feira, 23 Julho de 2010 as 10:25

O grupo americano de informática IBM anunciou, nesta quinta-feira, o lançamento de um modelo de computador central superpotente, capaz de administrar vários servidores e cumprir 50 bilhões de comandos por segundo. O computador central ZEnterprise, que será comercializado antes do fim de setembro, pretende ser o mais potente e o que consome menos energia entre todos os desenvolvidos até agora. Uma de suas características é um sistema de exploração que permite dialogar com vários servidores, o que - acredita-se - facilitará a integração de vários sistemas informáticos existentes em uma empresa.

"A IBM concebeu o sistema ZEnterprise para resolver um problema importante para os centros de dados das empresas: a justaposição de tecnologias diversas agregadas ao longo do tempo para aplicações específicas que funcionam em silos, às vezes incapazes de dialogar em tempo real, que exigem equipamentos e programas diferentes para funcionar", explicou o grupo em um comunicado.

A IBM citou o Citigroup entre seus clientes que já testaram com sucesso o novo sistema.

"O novo sistema ZEnterprise da IBM representa uma mudança potencialmente revolucionária", assegurou um diretor do Citigroup, Martin Kennedy, citado no comunicado da IBM.

O grupo informático investiu 1,5 bilhão de dólares no desenvolvimento do novo computador.

A ação da IBM subiu 1,83%, a 127,56 dólares, por volta das 13h30 de Brasília (16H30 GMT), em Wall Street.

veja também