MENU

IBM cria cérebro auxiliar com PENSIEVE

IBM cria cérebro auxiliar com PENSIEVE

Atualizado: Quarta-feira, 6 Agosto de 2008 as 12

A IBM anunciou na última semana de julho o desenvolvimento de um software que funciona como uma espécie de backup do cérebro humano. O aplicativo ajuda a captar e organizar dados como imagens, sons e textos de seu cotidiano. Com ele, o usuário poderá recuperar informações recebidas de maneira simples através de um celular com câmera digital e GPS.

O software leva o nome de Pensieve e pertence a categoria dos Personal Memory Organizer. Segundo Eram Belinsky, líder do projeto, a tecnologia empregada no aplicativo usa uma espécie de recall associativo que faz conexões de pedaços de dados relacionados e informações contextuais, que são adquiridos por uma pessoa.  Por exemplo, se o usuário conhece alguém em um evento corporativo pode usar seu telefone para tirar uma foto da pessoa e fazer uma outra foto do cartão de visitas deste contato. A partir daí, a tecnologia do Pensieve associará os dois pedaços de dados criados, pois eles foram originados no mesmo horário e local. Em seguida, o aplicativo cria uma pasta virtual de dados que inclui a imagem da pessoa, o nome do evento, data, hora e outros dados relevantes.

De acordo com Yaakov Navon, pesquisador-chefe de processamento de imagem e perito do laboratório de pesquisas da IBM em Haifa, em Israel, o aplicativo pode funcionar como uma espécie de assistente pessoal para sua memória.  "Como a rotina diária das pessoas é sobrecarregada de situações onde novas informações são inseridas a todo instante, o Pensieve pode ajudar o cérebro a recordar detalhes que normalmente seriam esquecidos", comentou o pesquisador.

A IBM não divulgou quando o software estará disponível para uso comercial, mas afirmou que ele já está sendo testado por centenas de funcionários da empresa.

veja também