ICCyber 2010: Holandeses mostram o futuro da perícia

ICCyber 2010: Holandeses mostram o futuro da perícia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Um dos atrativos do seriado CSI, que mostra a rotina de uma equipe de peritos criminais dos Estados Unidos, é a variedade de equipamentos tecnológicos que os policiais usam para resolver os crimes. Mas, em um futuro próximo, esse aparato pode ficar obsoleto.

É o que mostra o vídeo CSI The Hague, produzido pelo Netherlands Forensic Institute (NFI) - órgão de perícia criminal da Holanda -, e demonstrado hoje na ICCyber 2010, conferência de perícia cibernética que ocorre em Brasília e termina amanhã. O clipe, que pode ser visto no site csithehague.com , mostra uma visão do que deve ser a perícia criminal nos próximos anos. Em vez de usar equipamentos para recolher digitais, por exemplo, o perito simplesmente usaria um scanner 3D para reconhecer a vítima de um crime e ter acesso a seus dados pessoais na própria cena do crime. Outro avanço seria uma câmera que, acoplada à cabeça do perito, gravaria toda a cena do crime.

Richard Koning, um dos diretores do NFI, afirmou em sua palestra que muitas das técnicas mostradas no vídeo devem virar realidade nos próximos anos. Koning também apresentou algumas das ferramentas usadas por seu departamento, como um equipamento que consegue recuperar informações de chips danificados ou molhados.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições