ICQ ou WhatsApp? Veja qual dos dois aplicativos de troca de mensagens é o mais TOP

ICQ ou WhatsApp? Veja qual dos dois aplicativos de troca de mensagens é o mais TOP

Fonte: TechtudoAtualizado: quinta-feira, 10 de julho de 2014 às 12:34
Whatsapp ou ICQ? Quem vence a batalha?
Whatsapp ou ICQ? Quem vence a batalha?

aplicativosO renascimento do ICQ, com o lançamento de uma versão mobile bastante completa, dá aos usuários de smartphones uma nova e interessante opção de mensageiro para o celular e para o WhatsApp um concorrente de peso. Por isso, o TechTudo compara os atrativos dos apps e responde qual deles é o melhor.

Interface: ICQ tem visual mais moderno
WhatsApp e ICQ têm visuais parecidos, porém com uma leve vantagem do ICQ, talvez pelo fato de ele ter sido lançado depois. Ele tem um layout mais moderno, até com uma série de emoticons novos. A página mostrando as mensagens é praticamente igual nos dois, e os menus também. A interna dos chats, porém, é melhor trabalhada no ICQ.

Desempenho: WhatsApp teve problemas recentemente
Ainda não se sabe como será o desempenho do ICQ a longo prazo. Entretanto, ele se saiu muito bem suportando o “boom” da adoção dos usuários assim que foi lançado. A quantidade de downloads provavelmente foi bem grande, mas mesmo assim o serviço não caiu e continuou funcionando normalmente.
O WhatsApp, por outro lado, vem ficando famoso pelas suas falhas de desempenho. O mensageiro sofreu com muitas quedas de serviço nos últimos meses – especialmente após ser comprado pelo Facebook. Em condições normais, os dois são equivalentes e apresentam bom desempenho, mas é preciso ter atenção ao longo prazo.

Funcionalidades: Com chamadas de vídeo, ICQ leva a melhor
Aqui está a grande vantagem do ICQ. A começar pelas chamadas de vídeo, algo que o WhatsApp não oferece. O ICQ pode ser comparado mais com o Skype, já que o app é multiplataformas, tendo também uma versão web e programa para PC e possui opção de videoconferência. Além disso, ele envia mensagens SMS para os contatos.
Tudo o que o WhatsApp oferece, como bate-papo, troca de emoticons e também envio de arquivos, o ICQ também tem. E ainda adiciona uma série de recursos que fazem do aplicativo uma opção muito mais completa do que o mensageiro recém comprado pelo Facebook. Seu único problema é não ter gravação de clipes de áudio.

Usabilidade: WhatsApp tem menus mais simples
Ambos são extremamente simples de utilizar e nesta questão não há muita diferença. O WhatsApp é um programa com o qual todos já estão familiarizados. O ICQ tem um ar de “retrô” por ser a volta de um serviço que fez muito sucesso há algum tempo. Quem está na fase dos 20 – 30 anos atualmente, provavelmente ficou nostálgico com o seu retorno.

Em termos de facilidade para o usuário, ambos são bem fáceis de navegar. Porém, o WhatsApp tem menus de mais fácil acesso. O ICQ, dependendo do sistema, pode ser um pouco mais confuso, com opções escondidas, links para outros programas que seus desenvolvedores disponibilizam, então o WhatsApp leva a melhor.

Conclusão: ICQ tem leve vantagem sobre o WhatsApp
O ICQ renasceu mais forte do que nunca. Ele chega com tudo para concorrer de igual para igual com WhatsApp e qualquer outro mensageiro instantâneo do mercado. Claro que neste ramo a concorrência é grande, e até parece não haver como inovar muito, mas o ICQ chega com pelo menos o que existe de melhor na área até o momento.
Na comparação direta com o WhatsApp ele tem um visual mais moderno, com os seus emoticons atualizados, um desempenho mais sólido, sem queda de serviço até agora, e principalmente, funcionalidades mais robustas – especialmente as chamadas de vídeo. A única questão agora é aguardar a sua adoção pelo público. Muita gente já vem baixando e testando o aplicativo. Resta saber se continuarão com ele no celular.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições