Idec entra na campanha por internet mais barata

Idec entra na campanha por internet mais barata

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também estará na campanha pela banda larga mais barata, em parceria com diversas outras entidades. Será lançado na próxima segunda-feira (25) uma campanha que defende a internet como direito fundamental do cidadão. A campanha "Banda Larga é um Direito Seu!" chama a atenção para o interesse público na implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e a participação da sociedade civil no processo.

O lançamento ocorrerá em plenárias transmitidas via web pelo site da campanha. Os eventos acontecerão simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Para a advogada do Idec, Veridiana Alimonti, "não há garantias reais de que a internet chegará com qualidade a todos os brasileiros a preços acessíveis.” Segundo Alimonti, o governo federal deve ser mais claro a respeito dos objetivos do PNBL. “O FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que serviria para a democratização, corre o risco de ser utilizado em benefício das empresas privadas”, diz.

Para o Idec, as negociações para a implantação do PNBL indicam que o governo federal está mais atento aos interesses das concessionárias de telecomunicações, considerados responsáveis pela baixa qualidade dos serviços de Telecom prestados hoje no País. Para Veridiana Alimonti, o PNBL não considera a internet como um serviço público, o que dificulta as metas de acessibilidade e universalização.

O manifesto pode ser lido na integra (em pdf) no site do Idec.

Serviço

Lançamento nacional da Campanha "Banda Larga é um Direito Seu!" São Paulo (SP) - 19h

Sindicato dos Engenheiros de São Paulo

Rua Genebra, 25 - Centro (travessa da Rua Maria Paula)

Rio de Janeiro (RJ) - 20h30

Auditório do SindJor Rio

Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar

Salvador (BA) - 19h

Auditório 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Avenida Reitor Miguel Calmon s/n - Campus Canela

Brasília (DF) - horário a confirmar

Balaio Café

CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/31      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições