Impressora 3D produz objetos de chocolate

Impressora 3D produz objetos de chocolate

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

Cientistas do Reino Unido inventaram uma técnica que permite criar modelos tridimensionais que podem ser reproduzidos em chocolate. Os pesquisadores esperam criar um site de internet para que usuários criem as formas e recebam o chocolate em casa. O projeto é liderado pela Universidade de Exeter em colaboração com a Universidade de Brunel e a empresa de desenvolvimento de software Delcam.

A nova técnica é possível graças às impressoras 3D, máquinas capazes de construir objetos tridimensionais gerados a partir de programas de computador. Essas impressoras constroem os objetos camada por camada e já são utilizadas para produzir formas de plástico e ferro. O mesmo princípio é, agora, aplicado ao chocolate.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, qualquer um poderá desenvolver e produzir as guloseimas. "Desde um brinquedo até o rosto de um amigo, as possibilidades são infinitas", diz o chefe da pesquisa, Liang Hao em entrevista ao jornal inglês Daily Mail. "Além disso, não há desperdício", brinca o pesquisador, "porque qualquer sobra pode ser comida."

A tecnologia poderá ser aplicada para vários outros tipos de objetos. Os cientistas acreditam que no futuro muitos produtos vendidos em massa serão substituídos por versões criadas pelos clientes, como brinquedos, utensílios de cozinha e bijuterias.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições