Inpe inaugura novo computador para previsão do tempo

Inpe inaugura novo computador para previsão do tempo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inaugura hoje Tupã, o novo supercomputador que realiza 258 trilhões de cálculos por segundo e está entre os mais modernos para a previsão do tempo e estudos de mudanças climáticas. A inauguração será às 11h.   O Tupã começa a funcionar  no início de 2011. O supercomputador vai ampliar o nível de detalhamento das previsões para 5 quilômetros (km) na América do Sul e para 20 km em todo o mundo.

Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros. As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.    

Contribua mensalmente
com o GUIA-ME.

Somos um meio de comunicação cristão. Trabalhamos para informar com clareza e exatidão, sustentados por apuração responsável, revisão criteriosa e compromisso editorial.

Não atuamos como influenciadores de opinião, mas como jornalistas comprometidos com a verdade e os princípios de uma cosmovisão cristã.

Torne-se um apoiador
Siga-nos

Mais do Guiame

Davi o Filme

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições