MENU

Internet deve ganhar novos tipos de endereço em várias línguas

Internet deve ganhar novos tipos de endereço em várias línguas

Atualizado: Segunda-feira, 26 Outubro de 2009 as 12

A diretoria da Icann, o organismo privado encarregado da administração dos nomes de domínios (nome que identifica um tipo de site: ''.com'', ''.org'', etc.) na internet vai se reunir ainda na próxima sexta-feira (26) em Seul, na Coreia do Sul, para introduzir nos endereços de acesso à internet vários caracteres que fazem parte das línguas árabe, coreana, japonesa, grega, entre outras.

A partir dessa mudança, será possível registrar milhares de novos domínios nessas línguas. O órgão vai definir se qualquer tipo de endereço receberá os novos caracteres, o que pode ser um importante passo para que a internet se popularize ainda mais.

A mudança acontece porque mais da metade dos usuários da web (1,6 bilhão de pessoas) falam línguas baseadas em outros alfabetos que não tenham como referência direta o latim, base para os caracteres permitidos atualmente.

Peter Dengate Thrush, presidente do conselho do Icann, disse que a mudança é revolucionária.

''Esta é a maior mudança tecnicamente na internet desde que ela foi inventada há 40 anos. Estamos confiantes de que esse novo sistema funcione porque nós fizemos vários testes ao longo dos anos, então nós estamos realmente prontos''.

veja também