MENU

Inventor e mulher desenvolvem 'robô mendigo' na Holanda

Inventor e mulher desenvolvem 'robô mendigo' na Holanda

Atualizado: Segunda-feira, 1 Fevereiro de 2010 as 12

Em Amsterdã, na Holanda, nem a temperatura abaixo de zero desanima os artistas de rua. Dirk não é um mendigo qualquer. Ele já andou pelas ruas de mais de 20 países e sempre, por onde passa, chama a atenção.

Ele mora em um lugar afastado de Amsterdã e bem diferente - onde as pessoas moram em tendas e onde se encontra de tudo pelas ruas: um carro abandonado e uma bicicleta com rodas gigantes. No local funcionava um antigo estaleiro abandonado, e o local foi ocupado por artistas.

Na intimidade, Dirk se revela: ele é um robô. Ele é uma criação do inventor Fred Abels e de sua mulher, Mirjam, que é manipuladora de bonecos. A ideia surgiu observando uma peça usada para dar movimento a marionetes. Fred criou o mesmo mecanismo e colocou dentro do carrinho de Dirk.

"Os discos maiores empurram as pernas e os menores movem o quadril", explica Fred. No cotovelo e na cabeça estão pequenos motores.

Fred usou em Dirk uma tecnologia conhecida no cinema como animatronics: sem computador, só com efeitos mecânicos, surgem criaturas com aparência muito real. É a técnica, por exemplo, que deu vida aos répteis gigantes da série Jurassic Park.

As pessoas demoram a descobrir que é um boneco. De longe, realmente é difícil perceber que Dirk não é real. Ele já enganou até a polícia. "Na Alemanha, os guardas de um shopping o prenderam e ficaram com Dirk por 30 minutos até perceberem que era um boneco", conta Fred.

É que Fred controla Dirk com tanta habilidade, é tão discreto, que quando está misturado às pessoas ninguém consegue perceber.

"Por trás a gente não sabia nada. Quando cheguei já na frente eu vi. Logo vi que era você que tava comandando ele", diz um turista a Fred, que nega. Outro turista brasileiro diz: "Parece um anão ali dentro, manipulando o boneco".

É com uma bolsa que Fred controla Dirk. Ele diz que é fácil e pede para a equipe do Fantástico experimentar. É preciso ter talento para fazer Dirk parecer gente.

O sucesso é tão grande que ele acaba de ganhar um amigo: um macaquinho chamado Mono, a mais nova criação da dupla, que parece mesmo de verdade, e pega nas pessoas como se fosse de verdade.

Viagem ao Rio  

Nos próximos dias, Mono vai ficar sozinho em casa, porque Fred e Mirjam estão de malas prontas para o Brasil. Esta semana, eles se apresentam com Dirk nas ruas do Rio de Janeiro dentro da programação da Mostra Internacional de Teatro de Animação.

Os donos acham que ele vai enganar muita gente. "Lá tem muito mendigo na rua mesmo, então ele vai passar batido no meio dos outros", disse uma menina. Um rapaz concorda: "Se pedir esmola, ele vai ganhar dinheiro".

veja também