MENU

iPhone 4 custa US$ 188 para ser fabricado

iPhone 4 custa US$ 188 para ser fabricado

Atualizado: Terça-feira, 29 Junho de 2010 as 11:09

O novo smartphone da Apple, iPhone 4, custa 187,51 dólares para ser fabricado com todos os componentes na versão 16 GB, de acordo com a companhia de pesquisa de mercado iSuppli. Vendido a preço inicial por 199 dólares no mercado americano, o aparelho tem como estrutura mais cara a renovada tela de 3,5 polegadas de LCD, também conhecida por “retina display”. A parte custa, sozinha, 28,50 dólares, segundo os preços obtidos junto à fabricante LG.

Já o processador A4, feito pela Samsung e também usado no iPad, custa 10,75 dólares, dizem os analistas da iSuppli. O inédito chip de giroscópio, por sua vez, tem preço estimado de 2,60 dólares, conforme é passado pela empresa americana STMicroelectronics aos pesquisadores – no press release do chip , entretanto, o custo da unidade é de 2,90 dólares em lotes de 200 mil peças, o que sugere alguma disparidade de dados ou, ainda, uma oferta especial para a empresa de Jobs.

A estimativa de custo de fabricação do iPhone 4 não conta taxa de entrega, publicidade, licenciamento de patente e desenvolvimento de software. As contribuições da operadora AT&T, que detém um contrato de exclusividade para comercializar o produto, também não são consideradas.

O valor é compatível com a tradição da Apple de deixar o preço de produção do iPhone em torno de 180 reais. Para alguns analistas, todavia, a análise dos custos dos componentes feita pela iSuppli tem muitos interesses envolvidos e podem ter sido manipulados para motivar contatos com fornecedores de componentes, informa o blog TechCrunch .

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também