iPhone: acesse os dados do Firefox a distância com o aplicativo Home

iPhone: acesse os dados do Firefox a distância com o aplicativo Home

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Apesar de o Opera Mini ter conseguido chegar com sucesso ao iPhone, outro competidor do Safari, o Mozilla Firefox, ainda não conquistou espaço entre os dispositivos com  iOS. Apesar disso, a Mozilla desenvolveu o Firefox Home , uma ferramenta da produtividade para usuários do Firefox terem acesso aos dados do browser de seu desktop remotamente.  Ou seja, não confunda com um navegador.

O maior destaque do Firefox Home é a possibilidade de acessar as abas abertas no computador a partir de um dispostivo iOS. O aplicativo fica integrado com o add-on Mozilla Firefox Sync, que promete automaticamente sincronizar abas abertas, histórico de navegação e favoritos de todos os computadores registrados com a mesma conta.

É importante destacar que, entretanto, o aplicativo por si só não faz o update automaticamente, porém o navegador do desktop envia os dados de maneira quase instantânea.  Configurar o Firefox Home é um pouco trabalhoso, mas a Mozilla tenta deixar o processo o menos complicado possível. 

É possível pesquisar nas abas sincronizadas, no histórico e nos favoritos, abrindo-os a partir do Firefox Home, mas de jeito nenhum o aplicativo é um navegador. Para começar, não há barra de endereço ou de favoritos dentro da janela. O aplicativo dá a opção de abrir a página no Safari, mas seria muito melhor se houvesse a possibilidade de realmente navegar pela internet e usar um browser completo depois de abrir essas abas, em vez de ter que alternar a todo momento entre o Safari e o Firefox Home.  O ideal seria a Mozilla criar um navegador Firefox móvel que pudesse abrir todas as abas salvas e ser capaz de sincronizar com as contas de desktops, em vez de simplesmente ser um repositório de dados de navegação. Mas em relação à proposta do aplicativo, o Firefox Home cumpre seu papel. 

 A única questão, no caso, é até que ponto um aplicativo como esse prova ser útil. É, sem dúvida, muito produtivo ter acesso aos dados de navegação em um dispositivo móvel, mas não é conveniente ter que abrir ou copiar links para o Safari para poder acessá-los. Se o usuário procura fugir do Safari, o Firefox Home não é uma opção viável.  Mas se o propósito é uma maneira de acessar os dados do Firefox a distancia, não há melhor solução.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições