iTunes trocará download por streaming, diz Carr

iTunes trocará download por streaming, diz Carr

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O palestrante de INFO Summit e autor de best sellers sobre computação em nuvem Nicholas Carr disse hoje, em entrevista coletiva, que até a Apple deve trocar o download pela nuvem.

“O iTunes é um serviço muito bem sucedido. Mas neste exato momento a Apple está construindo data centers nas Carolinas do Sul e do Norte, nos Estados Unidos, para ampliar sua oferta de computação em nuvem. Acho que o download de músicas e filmes será substituído naturalmente por serviços de streaming”, disse Nicholas Carr.

O especialista rebateu ainda as críticas de que ao ir para a nuvem as empresas se tornam mais dependentes de fornecedores de serviços externos e vulneráveis. “Há várias formas de se proteger e ter redundância. Também haverá métodos cada vez mais simples e seguros de trocar um fornecedor (de data Center) por outro quando você se sentir insatisfeito”, disse.

Questionado sobre os investimentos do Google em infraestrutura de banda larga nos Estados Unidos, Carr avaliou este movimento como “uma proteção do Google contra uma eventual perda de neutralidade da web”.

“Se em algum momento a empresa de telefonia A ou B decidir privilegiar alguma empresa de internet ou prejudicar o Google, eles terão essa proteção, uma infraestrutura própria. Mas este é um cenário que ninguém deseja, todos acreditamos na importância fundamental das companhias de telefonia serem neutras e apoiarem a neutralidade da web”, disse.

O escritor também foi questionado sobre o fato de serviços em nuvem serem caros e disponíveis para poucas pessoas. “Não concordo com essa visão. Há vários serviços gratuitos de nuvem e avalio que os preços para armazenar dados na nuvem serão progressivamente menores, permitindo maior disseminação e democratização dessa tecnologia”, disse.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições