MENU

Japoneses criam aparelho que mede a atividade do cérebro em tempo real

Japoneses criam aparelho que mede a atividade do cérebro em tempo real

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2011 as 3:02

Uma equipe de pesquisadores japoneses revelou nesta quarta-feira (14) um aparelho que mede a atividade do cérebro e que poderia ser usado para melhorar o desempenho em sala de aula e nos esportes.

Engenheiros da empresa Hitachi trabalharam com cientistas de uma universidade para desenvolver o dispositivo, que mede com precisão e utilizando luz infravermelha as mudanças a cada minuto na quantidade de sangue no cérebro.

Engenheiro mostra o dispositivo que mede a quantidade de sangue no cérebro (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)

  Segundo os cientistas, os dispositivos sem fio poderiam ser executados simultaneamente, com os dados exibidos em uma tela em tempo real, permitindo que os pesquisadores monitorarem o desempenho de até 20 pessoas, ou de um time de futebol, por exemplo.

"Ao explorar a atividade cerebral de jogadores de futebol, é possível determinar em que condições eles jogam melhor e isso ajudaria no desempenho da equipe inteira", explicou Ryuta Kawashima, da Universidade de Tohoku.

O aparelho recém-desenvolvido permitirá aos cientistas fazer medições em situações do dia a dia do paciente, disse Kawashima. A empresa japonesa Hitachi informou que ainda não tem planos para um lançamento comercial do equipamento.          

veja também