Jogos Olímpicos já são usados para golpes na internet

Jogos Olímpicos já são usados para golpes na internet

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Faltando ainda um ano para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, hackers já estão usando o evento esportivo para roubar dados pessoais de internautas. Segundo a Trend Micro, uma campanha de spam utiliza os Jogos para forçar usuários a fornecer informações faz as pessoas acreditarem que foram vencedoras de um concurso relacionado ao evento.

A empresa analisou duas amostras de spam. A primeira possui um arquivo .doc anexado, que os usuários são orientados a preencher. Nele são solicitadas informações pessoais como nome, endereço e telefone celular. Segundo a Trend Micro, os golpistas devem ter anexado o arquivo ao invés de solicitar as informações no corpo da mensagem para escapar de filtros de e-mail.

A segunda amostra, mais direta, informava que os destinatários haviam sido premiados na “Loteria Olímpica Londres 2012”, supostamente patrocinada pelo Conselho Nacional de Loterias da Inglaterra. No entanto, antes de poder resgatar o prêmio, eles precisariam telefonar para certo número, responder a uma mensagem via e-mail e fornecer algumas informações pessoais.

Segundo a empresa, é comum eventos esportivos serem usados como iscas para goles. Há um ano, a Copa do Mundo foi utilizada para lançar um golpe muito parecido, no qual os destinatários eram induzidos a acreditar que tinham ganhado em uma loteria organizada pela organização do evento. Houve até um spam em que cibercriminosos diziam oferecer ingressos, com o objetivo de roubar informações bancárias.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições