Lagartos e dinossauros inspiram design de robôs

Lagartos e dinossauros inspiram design de robôs

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

O estudo de lagartos e dinossauros está levando ao desenvolvimento de uma nova tecnologia para a locomoção de robôs. O trabalho foi realizado em conjunto por biólogos e engenheiros da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA, e divulgado nesta quinta-feira (5).

A cauda dos répteis serviu de inspiração para o design do Tailbot (Foto: Thomas Libby, Evan Chang-Siu and Pauline Jennings/Cortesia PolyPEDAL Lab & CiBER/UC Berkeley) Os biólogos conseguiram entender melhor o movimento da cauda do lagarto durante o salto. “Mostramos pela primeira vez que os lagartos inclinam a cauda para cima ou para baixo para compensar a rotação do corpo e mantê-los estáveis”, afirmou Robert Full, professor de biologia integrativa, em material de divulgação da universidade. A mesma pesquisa concluiu que dinossauros ágeis como o velociraptor também usavam a cauda para manter o equilíbrio. “O dinossauro poderia ser até mais eficiente que os lagartos ao usar o balanço da cauda para manter o controle do corpo”, acrescentou o cientista.

Com esse conhecimento, os engenheiros desenvolveram um robô com cauda, que foi batizado de Tailbot. “A inspiração das caudas de lagarto provavelmente levará a robôs de busca e resgate bem mais ágeis, assim como robôs com maior capacidade de detectar ameaças químicas, biológicas ou nucleares com mais rapidez”, indicou Full.

O próximo passo da linha de pesquisa é descobrir como a causa atua em outros movimentos dos lagartos, como no rolamento e nas guinadas. O estudo foi publicado online pela revista científica “Nature” e estará na edição impressa do próximo dia 12.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições