MENU

Linux está em baixa nos servidores, diz MS

Linux está em baixa nos servidores, diz MS

Atualizado: Sexta-feira, 2 Julho de 2010 as 8:58

A Microsoft divulgou uma série de números sobre seus negócios nesta semana. Entre eles, estão dados que apontam para uma queda na participação do Linux no mercado de servidores.

Os dados foram publicados por Frank Shaw, vice-presidente de comunicações da Microsoft, no   blog oficial da empresa . Shaw, é claro, escolheu números que se referem àquelas áreas onde a Microsoft tem tido sucesso. Ele não menciona os fracassos, como o Windows Phone, que vem perdendo participação no mercado há anos. Também não menciona os celulares Kin, lançados com estardalhaço há dois meses ejá descontinuados . Mesmo que os dados de Shaw estejam carregados de intenções publicitárias (afinal, ele é da Microsoft), eles não deixam de ser interessantes. Veja o que diz o texto:

24% era a participação do Linux no mercado de servidores em 2005

33% era a participação do Linux prevista para 2007

21,2% era a participação real do Linux no último trimestre de 2009

Os números indicam, é claro, que a participação do Linux encolheu, em vez de crescer como havia sido previsto. Os dois primeiros são de um estudo do IDC feito em 2005. O terceiro é de outro estudo, também do IDC, divulgado em março deste ano. Esta última pesquisa aponta que a participação do Windows Server no final de 2009 era de 73,9%. Ponto para a Microsoft. Os demais dados publicados por Shaw também vêm de pesquisas de mercado ou da própria Microsoft, no caso das vendas de produtos dela. Veja mais alguns desses números.

Windows 7

Os softies afirmam que venderam 150 milhões de licenças do sistema operacional em oito meses. Isso equivale a 600 mil por dia ou 7 licenças por segundo.

Hotmail

Este é o número de usuários dos serviços de webmail segundo Shaw:

Gmail — 173 milhões

Yahoo! Mail — 284 milhões

Hotmail — 360 milhões

iPad

Sobre o tablet da Apple, Shaw faz esta comparação:

7,1 milhões é previsão do número de iPad a ser vendidos neste ano

58 milhões é a projeção de vendas de netbooks para este ano

355 milhões é a previsão de vendas de PCs em 2010

Office e Bing

Foram feitos 9 milhões de downloads do beta do Office 2010, um recorde na história da Microsoft, diz Shaw. Ele também afirma que o Bing ganhou 21,4 milhões de novos usuários em um ano. Shaw só se esqueceu de dizer que, mesmo com esse ganho, a participação do Bing no mercado mundial de buscas é de apenas 3,4%, número que não faz nem cócegas no líder Google, que tem 85%.

veja também