Loja de aplicativos em HTML5 pretende alcançar 6 milhões de usuários

Loja de aplicativos em HTML5 pretende alcançar 6 milhões de usuários

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:53

Em dezembro passado, a empresa brasileira Movile fez um movimento internacional de que pouca gente ficou sabendo: criou uma loja de aplicativos móveis em HTML5, linguagem de desenvolvimento de sites da web. Em apenas dois meses, a Zeewe , como foi batizada, conquistou 160 mil usuários, a maioria nos Estados Unidos e na Europa.

Com uma média de 3 downloads por pessoa, a loja soma cerca de 500 mil itens baixados até agora. A meta é alcançar entre 5 e 6 milhões de usuários ao longo dos próximos três meses, informa o CTO da Movile, Flávio Stecca. Para tanto, haverá um investimento pesado em mídia, especialmente na web, com foco nos EUA e Europa. Os valores do investimento, porém, não foram divulgados.

No HTML5 os aplicativos são lidos pelo navegador do dispositivo móvel, independentemente do sistema operacional usado. Por enquanto, Apple, Google e Microsoft apoiam a iniciativa: o navegador do Android, a partir da versão 2.0, lê HTML5, assim como o Safari, da Apple, e o Internet Explorer 9, que estará na próxima atualização do Windows Phone 7. Na prática, o HTML5 liberta os desenvolvedores de precisarem criar versões diferentes de seus aplicativos de acordo com o sistema operacional, poupando tempo e dinheiro.

Entretanto, a longo prazo, o HTML5 traz uma ameaça para as atuais lojas de aplicativos nativas mantidas pela Apple e pelo Google. Como não há certeza se o apoio dessas gigantes será mantido no futuro, os planos da Movile são de se expandir ao máximo enquanto é tempo. "Queremos crescer muito rápido nos próximos meses para conquistar o respaldo de consumidores e de desenvolvedores. Precisamos ser ágeis enquanto há essa janela de oportunidade", explica Stecca.     A Zeewe é uma das primeiras lojas de aplicativos HTML5 do mundo. O Google criou a Chrome Webstore para isso, mas não tem foco exclusivo em mobilidade. A Apple também tem uma loja para HTML5, mas sem grande divulgação. Lojas de aplicativos móveis independentes, como a GetJar, devem seguir esse caminho em breve. 

O HTML5, no entanto, ainda precisa evoluir. A parte de animação deixa a desejar, o que limita o desenvolvimento de games com gráficos mais atraentes. Por enquanto os jogos oferecidos são quase todos simples e casuais. Para streaming de vídeo, seu funcionamento não deixa nada a desejar em relação aos sistemas operacionais existentes.

Modelo de negócios

A Zeewe está integrada à plataforma de tarifação Mozca, criada pela Movile, que permite a cobrança por meio do envio de SMS premium. A receita é dividida com as operadoras móveis. A Zeewe tem acordo com um integrador norte-americano que a conecta a todas as operadoras dos EUA e Canadá. A Movile negocia um acordo similar para o mercado europeu.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições