Mau tempo adia lançamento de foguete japonês à ISS

Mau tempo adia lançamento de foguete japonês à ISS

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O lançamento de um foguete japonês com material para a Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês), previsto para quinta-feira, será adiado em vários dias por causa do mau tempo, informou nesta quarta-feira a Agência Aeroespacial do Japão (Jaxa).   Em comunicado, a Jaxa assinalou que as previsões apontam tempo "desfavorável" no centro espacial de Tanegashima (sudoeste do Japão) para a hora que fora indicada para o lançamento, às 15h30 de quinta-feira pelo horário local (6h30 de Brasília), o que levou ao adiamento para "não antes de sábado".

O foguete não-tripulado "Kounotori 2", conhecido também como HTV2, levará à ISS até seis toneladas de material, incluindo mantimentos, água potável e mostras para o centro científico que o Japão mantém na estação espacial.

Até agora, este laboratório estava aberto somente aos 15 países que fazem parte do projeto da ISS, mas o Japão decidiu permitir a participação de outras nações asiáticas de forma gratuita.

Entre a carga que será transportada pelo HTV2 há também sementes de tomate e pimenta para um experimento que o Japão realizará conjuntamente com Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

Após permanecer vários dias na ISS, a nave será carregada com resíduos da estação e empreenderá a viagem de volta para desintegrar-se uma vez que voltar à atmosfera terrestre.

O foguete viajará ao espaço na plataforma de lançamento H-IIB, a maior fabricada até hoje pelo Japão.

Trata-se da segunda missão não-tripulada de abastecimento realizada pelo Japão, que em setembro de 2009 enviou a HTV1 para levar à Estação Espacial Internacional 4,5 toneladas de material como computadores, instrumentos científicos, comida e água.

O Japão desenvolve desde 2003 um intenso programa espacial que, baseado em sua tecnologia avançada, tem enfoque na prospecção planetária e em asteroides.

Em dezembro, o programa da Jaxa sofreu um sério revés quando sua sonda "Akatsuki", a primeira missão do Japão a Vênus, fracassou no intuito de entrar na órbita desse planeta por causa de uma falha técnica.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições