McDonald's holandês cria sistema de segurança com spray de DNA

McDonald's holandês cria sistema de segurança com spray de DNA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Uma loja do McDonald’s de Roterdã adotou um sistema de segurança um tanto diferente para evitar furtos. Um dispositivo é acionado por um funcionário e lança uma substância contendo DNA sintético, que serve de marcador para a polícia encontrar o ladrão.

De acordo com o site PopSci o novo sistema de segurança combina criminosos idiotas, burburinhos – para espalhar o “medo” sobre a presença do sistema – e alta tecnologia bioquímica.

Dois irmãos, um policial e um químico são os responsáveis pela invenção que funciona de maneira bastante simples: um funcionário aciona o sistema, que emite um spray com a substância e um alerta para a polícia. A substância é composta por DNA sintético, muito similar ao humano, sem cheiro e sem cor, e que pode ser identificado apenas com luz ultravioleta. Assim, os criminosos ficam marcados com o composto, ficando facilmente sujeitos à identificação pela polícia.

Segundo o dono da loja e o distribuidor do sistema, seu efeito é mais baseado na intimidação do que na funcionalidade, conta o site do The New York Times . Apenas a palavra “DNA” escrita no cartaz de alerta já é suficiente para inibir consideravelmente os possíveis ladrões. Ainda segundo eles, os criminosos fazem uma ligação direta e imediata entre “DNA” e “ladrões serem pegos”, talvez devido aos seriados e filmes de investigação forense.

Entretanto, a segurança bioquímica ainda não foi necessária para prender ninguém, ainda que tenham sido feitos alguns disparos acidentais. Talvez por isso, o sistema parece estar cumprindo seu objetivo de assustar possíveis gatunos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições