Mercado mundial de PCs tem crescimento menor que o esperado

Mercado mundial de PCs tem crescimento menor que o esperado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

As vendas mundiais de computadores pessoais cresceram mais devagar que o esperado no terceiro trimestre, de acordo com dados setoriais, prejudicadas pelo baixo consumo nos Estados Unidos. Os embarques de computadores subiram 11 por cento, para 89,7 milhões de unidades, no período de julho a setembro, de acordo com o grupo de pesquisa IDC. Isso ficou abaixo de sua projeção de 13,5 por cento para o período. O grupo de pesquisa Gartner estimou, por sua vez, que as vendas de computadores cresceram 7,6 por cento, em termos de volume, ante projeção de 12,7 por cento.

Embora as empresas tenham continuado a investir e a atualizar seus computadores, a hesitação dos consumidores resultou em uma temporada morna de volta às aulas nos EUA. O mercado se recuperou em setembro, mas isso não bastou. A IDC informou que o crescimento nos EUA foi de 3,8 por cento, bem abaixo de suas expectativas de quase 11 por cento. As demais regiões atingiram o crescimento projetado, em linhas gerais. "Julho e agosto foram meses horríveis", disse David Daoud, analista da IDC. As companhias de maiores vendas, Hewlett-Packard, Acer e Dell, apresentaram desempenhos inferiores à média do mercado no terceiro trimestre, de acordo com a IDC.

Daoud acrescentou que "houve fatores psicológicos envolvidos, com o lançamento do iPad pela Apple e pessoas esperando a chegada de novos produtos ao mercado. Tudo isso contribuiu". O iPad, um computador portátil semelhante a uma prancheta e com tela de 10 polegadas sensível a toques, prejudicou as vendas dos netbooks mais baratos, que vinham atraindo demanda robusta nos últimos anos, segundo os analistas. Os dados sobre computadores no terceiro trimestre não incluem vendas do iPad e de outros tablets.

A IDC previu alta de 7,4 por cento nas vendas mundiais de computadores no quarto trimestre. A HP, maior fabricante mundial de PCs, teve o mais fraco desempenho entre os grandes fornecedores, prejudicada pelo baixo consumo nos EUA e uma queda das vendas na região Ásia-Pacífico.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições