A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) um novo tablet

Microsoft anuncia tablet próprio com Windows 8

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) um novo tablet com tela sensível ao toque de 10,6 polegadas (26,9 cm na diagonal) que irá concorrer diretamente com o iPad, da Apple, cuja tela é de 9,7 polegadas (24,8 cm). Chamado Surface, o aparelho apresentado pela companhia em evento em Los Angeles (EUA) roda o sistema operacional Windows 8.

“Assim como o Windows 1 precisava de um mouse, nós queríamos que o Windows 8 tivesse seu próprio aparelho”, disse Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft, durante o evento. “Acreditamos que qualquer encontro entre seres humanos e máquinas podem ser melhores quando o hardware e o software são pensados juntos”, completou o executivo.
O Surface será vendido em dois modelos: o primeiro roda o processador da ARM e vem com uma versão do sistema operacional chamada Windows RT. O outro modelo é equipado com a terceira geração de chips Core da Intel e roda a versão Windows Pro 8.

O primeiro modelo do tablet, com Windows RT, pesa 676 g, tem espessura de 9,3 mm, conta com memória de 32 GB e 64 GB e inclui aplicativos do pacote Office. O aparelho conta com porta USB 2.0, saídas MicroSD e Micro HD Video. A outra versão pesa 903 g, tem 13,5 mm de espessura e capacidades de armazenamento de 64 GB e 128 GB. Esse modelo não vem com os aplicativos do Office, mas inclui uma caneta Stylus como opção ao controle multitoque. O dispositivo possui saídas microSDXC, Mini DisplayPort Video e porta USB 3.0.

"O Surface é um tablet que trabalha e joga do jeito que você quiser. Um tablet que é um grande PC. Um PC que é um grande tablet", disse Steven Sinofsky, responsável pela divisão de Windows da Microsoft.
A tela do aparelho é feita com o material resistente chamado Gorilla Glass. “Mas sabemos que algumas pessoas preferem ter uma capa”, completou Sinofsky. Chamada “Touch Cover”, a capa de 3 mm tem um teclado multitoque integrado ao tablet. Disponível em diversas cores, a capa usa uma tecnologia sensível à pressão que capta os gestos da digitação. Na parte traseira, o aparelho possui ainda um apoio embutido.

A Microsoft também demonstrou o Surface sendo usado com uma caneta stylus. Segundo a companhia, a superfície do tablet tem dois sensores, um para o toque e outro para a tinta digital. O sensor vê a proximidade da caneta da tela e deixa de receber os comandos dos dedos.

"O tablet terá acesso à loja de aplicativos da Microsoft, para comprar música, filmes e mais”, disse Sinofsky. O executivo apresentou o aplicativo do Netflix para o Surface, que, segundo eles, foi criado especialmente para o Windows Phone 8. "Para fazer a transmissão rápida de filmes, o Surface tem o melhor Wi-Fi do mercado”, disse Sinofsky.
A Microsoft já tentou entrar no mercado de tablets no início da década de 2000, mas não obteve sucesso. Ainda, ela mostrou um protótipo chamado Courier, um tablet com duas telas que podia ser dobrado. A própria empresa encerrou o projeto pouco antes de Steve Jobs anunciar o iPad.


De acordo com a Microsoft, o modelo com Windows RT chegará ao mercado com o lançamento do sistema operacional Windows 8, previsto para outubro. Já o tablet com Windows Pro 8 será lançado 90 dias após a chegada do primeiro modelo, que seria em janeiro de 2013. A empresa ainda não informou os preços sugeridos dos produtos.

 

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições