Microsoft lança beta do Internet Explorer 9 hoje

Microsoft lança beta do Internet Explorer 9 hoje

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Durante evento em São Paulo, a Microsoft anunciou a versão beta do navegador Internet Explorer 9. A versão beta já está disponível em 31 idiomas, inclusive português, e pode ser baixada por meio do site da Microsoft. Ainda não há prazo para o lançamento da versão final do Internet Explorer 9.

A versão beta do Internet Explorer 9 só funciona em computadores com Windows Vista ou 7. O sistema operacional Windows XP, ainda presente em grande parte dos computadores, ficou de fora por não suportar a maioria dos novos recursos.

Novidades por dentro e por fora

Com design minimalista, a versão para testes do Internet Explorer 9 prioriza os sites, em vez de dar destaque aos recursos do aplicativo para navegação. &<47;O usuário quer ter uma experiência com os aplicativos na web, como se estivesse utilizando um software nativo&<48;, diz Osvaldo Barbosa de Souza, diretor da divisão de serviços para consumidores e online da Microsoft Brasil.

Muitos botões do Internet Explorer desapareceram e outros ganharam maior destaque na versão 9, como o botão Voltar, uma das funções mais utilizadas pelos usuários do Internet Explorer, segundo pesquisa da Microsoft. O box para digitar os endereços de sites agora divide espaço com as abas do navegador, que ficam à direita. O usuário também pode arrastar abas para fora do navegador, de modo a criar uma janela paralela. Com isso, a parte do navegador onde o usuário navega no site ficou maior do que o dos concorrentes. &<47;O navegador é o teatro, te dá conforto e segurança, mas tem que ressaltar a experiência do usuário com a aplicação&<48;, diz Souza. O navegador também ficou mais rápido, pois agora utiliza o processador do computador para otimizar a reprodução de imagens. O navegador costumava usar apenas 10% da capacidade de processamento do hardware, mas mudamos isso.

O navegador também passou a suportar HTML5, uma evolução da linguagem HTML que permitirá que os sites reproduzam conteúdo multimídia sem que o usuário instale plug-ins. Segundo a Microsoft, a equipe criou um novo mecanismo de JavaScript, para tornar o navegador mais rápido.

Atalhos de sites na barra de tarefas do computador

O Internet Explorer 9 também ganhou um novo recurso chamado Jump List. Ele permite que o usuário adicione atalhos para sites na barra de tarefas do computador, na base da tela. Para isso, basta clicar no ícone do site que aparece na barra do navegador e arrastá-lo até a barra de tarefas. Em vez de usar o símbolo do Internet Explorer, o atalho usa o ícone do site para identificar o atalho. Ao clicar com o botão direito do mouse no atalho, o usuário terá acesso a diversas opções daquele site, como o menu existente no Windows Media Player existente no Windows 7. O atalho do Hotmail, por exemplo, dá a opção para o usuário ir direto para sua caixa de entrada ou para a página de Nova mensagem.

Por enquanto, o recurso só funciona em sites de parceiros, que já tiveram acesso a interface de programação de aplicativos (API) do Internet Explorer 9. Cerca de 70 empresas já desenvolveram funcionalidades compatíveis com esse recurso&<48;, diz Souza. Entre eles estão Facebook, Twitter, MySpace, Bing e eBay e Hulu.

Recursos para gerenciar desempenho e segurança

O beta do Internet Explorer 9 também apresenta alguns recursos para melhorar a gestão do desempenho do navegador e também a segurança. Agora, quando ocorre algum erro durante a exibição de um site, além de isolar a aba para que ela não interfira no funcionamento do navegador, o Internet Explorer 9 consegue recuperar a aba e os dados da página automaticamente. Um novo gerenciador de downloads também avisa o usuário quando um arquivo será baixado a partir de um site que não possui certificado de confiabilidade. Os downloads, inclusive, agora aparecem numa barra horizontal na base do navegador.

Por meio do gerenciador de downloads, o usuário pode verificar a lista dos downloads em andamento e já finalizados, além dos complementos instalados e gráficos sobre o desempenho do navegador. Por meio dessa central, o usuário também acessa o histórico de atualizações automáticas do navegador.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições