Microsoft tenta atrair desenvolvedores do iPhone

Microsoft tenta atrair desenvolvedores do iPhone

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:45

      A Microsoft está empenhada em atrair desenvolvedores para sua plataforma móvel Windows Phone 7 (WP7) e, assim, tentar diminuir um pouco o atraso em relação aos sistemas operacionais dominantes iOS, da Apple, e Android, do Google. A opção foi começar pelos desenvolvedores que atuam com o iOS, uma vez que a App Store para iPhone é a maior loja de aplicativos no momento, com mais de 333 mil títulos disponíveis para download.

  O pacote de ajuda para desenvolvedores iOS inclui uma ferramenta de mapeamento para conversão programas do iOS para o Windows Phone 7; o texto informativo “Windows Phone 7 Guide for iPhone Application Developers”; depoimentos em vídeo de desenvolvedores que portaram aplicativos do iOS para WP7; e uma compilação de recursos-chave para os aplicativos. O pacote está disponível para download num  site  específico para desenvolvedores.

A ferramenta de mapeamento funciona como um dicionário, traduzindo as interfaces de programação (APIs) do iOS, da Apple, para a linguagem C#, usada no Windows Phone. O programa da Microsoft também converte a documentação correspondente. Inicialmente, a ferramenta mapeia três categorias de APIs da Apple, responsáveis, respectivamente, pelas comunicações via internet e outras redes, pela interface com o usuário e pelo gerenciamento de dados.

E a ideia é que as próximas versões da ferramenta expandam o escopo para mais tipos de APIs, uma vez que os conceitos sejam similares o suficiente para permitir a “tradução”. A Microsoft alerta, entretanto, que os desenvolvedores não devem esperar mapeamento para todas as APIs do iOS, uma vez que as plataformas têm diferentes arquiteturas e interfaces com o usuário distintas.

O próximo passo da Microsoft será criar um pacote de guias e ferramentas para desenvolvedores do Android. O Android Market é a segunda maior loja de aplicativos, com um volume de mais de 206 mil itens. O Windows Phone 7 Marketplace ocupa o sétimo lugar no ranking de lojas de aplicativos, com apenas 11,7 mil aplicativos disponíveis.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições