MENU

MiniCom vai implantar 9 mil telecentros no País

MiniCom vai implantar 9 mil telecentros no País

Atualizado: Segunda-feira, 16 Maio de 2011 as 2:22

O ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, disse nesta sexta-feira (13) que o governo federal vai implantar 8.934 novos telecentros comunitários e instalar telefones públicos em 89 mil locais onde não há o serviço. O anúncio foi feito durante o debate “Inclusão Digital e Erradicação da Miséria”, no 4º Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), em Brasília.

Segundo Alvarez, com 8.934 telecentros o Brasil passa a ter 22 mil pontos articulados com conexão à internet. A instalação das novas unidades depende da liberação de cerca de R$ 26 milhões, valor já em negociação com o Ministério do Planejamento. Alvarez disse que os telecentros são prioridades na nova Secretaria de Inclusão Digital, implantada pelo MiniCom neste ano. Esses pontos de acesso gratuito à internet são um instrumento fundamental na ampliação da inclusão digital no Brasil e funcionam como espaços de qualificação, de interação e de cidadania, disse.

Outra prioridade da Secretaria é reforçar projetos de formação e capacitação junto às comunidades em que estão esses pontos. “Inclusão digital precisa de política pública”, disse Alvarez. “É muito mais complexa que apenas equipamentos, terminais e acesso à internet.”

A instalação de telefones públicos em 89 mil locais deve alcançar comunidades ribeirinhas, quilombolas e assentamentos rurais que ainda não contam com o serviço. “Esse é um desafio para um país como o nosso. Estamos levando orelhão a 89 mil locais que ainda não contam com telefone, mas ao mesmo tempo temos de discutir como levar banda larga a esses locais”, disse o ministro.        

veja também