MENU

Mozilla libera conceito do Open Web Apps

Mozilla libera conceito do Open Web Apps

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 3:06

 A Mozilla já havia anunciado neste ano que irá lançar seu próprio sistema de aplicativos para web, chamado Open Web Apps . E hoje a desenvolvedora do navegador Firefox liberou o acesso a desenvolvedores para visualizar a proposta do sistema e alguns documentos técnicos.

O movimento da Mozilla foi uma resposta ao anúncio do Google em agosto, de que já está em fase final de desenvolvimento uma Web App Store, para criação e venda de aplicativo inicialmente para o Chrome.   O diferencial da Mozilla é justamente o fato de fornecer códigos aberto e permitir que seus aplicativos rodem em qualquer navegador, funcionando como uma espécie de sistema dentro do sistema operacional.

A empresa também informou, por meio de seu blog, que o conceito permitirá que você instale, gerencie e inicie aplicativo web em qualquer desktop ou navegador. “Este conceito provê um simples mecanismo que irá suportar aplicativos pagos e ferramentas de autenticação para registrar o usuário durante a inicialização”, explica Jay Sullivan, vice-presidente de produtos da Mozilla.

Os aplicativos serão estruturados ao redor das linguagens fundamentais da internet como HTML, CSS e JavaScript, sem o uso de formatos complexos de desenvolvimento ou interfaces de programação específicas para um navegador, como acontece com extensões atualmente.

A Mozilla também informou que os aplicativos poderão ser distribuídos pelos desenvolvedores diretamente aos usuários e compartilhada entre diversas lojas de aplicativos. Além disso, será possível receber notificações remotamente.

O anúncio foi feito junto com a liberação da versão Firefox 3.6.11 , que corrige nove falhas de segurança, sendo cinco críticas. A atualização será feita automaticamente em até 48 horas para todos os usuários.    

veja também