MENU

Mozilla revela projeto conceitual de celular do futuro

Mozilla revela projeto conceitual de celular do futuro

Atualizado: Sexta-feira, 24 Setembro de 2010 as 1:21

A Mozilla apresentou nesta sexta-feira (24) o que acredita ser o celular do futuro em seu projeto conceitual Seabird , uma iniciativa do Mozilla Labs. O Mozilla Labs abriu em 2009 uma chamada para designs conceituais e, em resposta, o designer Billy May apresentou um projeto para um "celular conceitual aberto". Trabalhando diretamente com as opiniões da comunidade, o designer concluiu o desenvolvimento do Seabird.

O projeto apresenta a visão da Mozilla sobre como os usuários vão interagir com os dispositivos conforme a tecnologia avança. A principal característica do projeto apresentado seria a interação com o usuário. Com interfaces de controle como sensores de movimentos, teclados projetáveis e agilidade como em um desktop, o celular parece o sonho de consumo de qualquer fã de smartphone.

É claro que propor um design e realmente desenvolver um produto são etapas completamente diferentes. Até as grandes produtoras, como Apple, Google, Nokia e muitas outras encontram dificuldades para implementar novas tecnologias. É preciso levar em conta poder de processamento, bateria, conexões e uma infinidade de características que limitam um "super-aparelho".

Entretanto, assim como acontece na indústria automobilística, a exemplo do projeto Mio (Fiat), um conceito pode chegar ao mercado, não com a plenitude de recursos e ideias iniciais, mas com a maioria das funcionalidades adaptadas à realidade.

Cada vez mais compreende-se a importância da participação da comunidade no desenvolvimento de tecnologias, o que pode gerar uma nova leva de produtos mais dinâmicos e próximos do desejo dos consumidores.

Postado por: Guilherme Pilão

veja também