Na IFA 2014, Samsung lança Galaxy Note 4 e seus novos aparelhos

Fonte: TechtudoAtualizado: quarta-feira, 3 de setembro de 2014 às 15:42
Samsung Unpacked na IFA 2014
Samsung Unpacked na IFA 2014

Um dos eventos mais esperados da IFA 2014, a conferência Unpacked 2 da Samsung trouxe muitas novidades nesta quarta-feira (3). Entre elas, o Galaxy Note 4, foblet top de linha com tela gigante da empresa, e o Galaxy Note Edge, um foblet com tela nas laterais - a grande surpresa do evento. Além disso, a empresa ainda anunciou o relógio Gear S, seu relógio inteligente, e o Gear VR, óculos de realidade aumentada.

Galaxy Note 4
O novo Galaxy Note 4 chega com um design bastante semelhante ao Galaxy Note 3, incluindo a traseira com um material similar ao couro. A grande novidade fica com o corpo metálico, seguindo a nova tendência apresentada no Galaxy Alpha.

O Note 4 terá uma tela levemente curvada com 5,7 polegadas e tecnolodia Super AMOLED Quad-HD (1440p). Nas medidas, o aparelho traz um peso de 176g e tem espessura de 8,5 mm. O foblet estará disponível em quatro cores: preto, branco, dourado e rosa.

A Samsung também renovou a interface do Android do aparelho, incluindo fontes mais finas, cores e ícones mais simples. O sistema inclui ainda uma renovação na função Multi Window, que agora não só coloca dois apps lado a lado, mas também oferece a possibilidade de criar janelas flutuantes para seus aplicativos, que podem ser abertas e fechadas através de ícones na tela.

A Samsung também renovou a interface do Android do aparelho, incluindo fontes mais finas, cores e ícones mais simples. O sistema inclui ainda uma renovação na função Multi Window, que agora não só coloca dois apps lado a lado, mas também oferece a possibilidade de criar janelas flutuantes para seus aplicativos, que podem ser abertas e fechadas através de ícones na tela.
A S Pen também ganhou novidades: ao fazer uma captura de tela, o sistema exibirá miniaturas flutuantes que poderão ser usadas em outros aplicativos. Por exemplo, para anexar uma imagem capturada com a caneta em um e-mail, o usuário precisará apenas tocar no miniatura da mesma e arrastar para o app.

A canetinha ganhou ainda uma usabilidade similar ao mouse em computadores. Para selecionar múltiplas fotos na galeria, basta tocar com a S Pen na tela e arrastar.

O Galaxy Note 4 chega ainda com a função Snap Note, que funciona como um scanner portátil. Nela, o usuário pode fotografar um texto em um quadro, por exemplo, que o foblet corrigirá o ângulo da imagem automaticamente e reconhecerá o texto, que poderá ser usado pelo usuário normalmente.
No que diz respeito à Câmera, o Note 4 aposta pesado nos selfies. O novo foblet da Samsung traz uma câmera com 3,7 megapixels com uma abertura de 1.9, gerando resultado 60% superiores em ambientes de baixa luminosidade. Entretanto, a grande novidade promete ser a função Wide Selfie, que tira autorretratos em um ângulo de 120º graus.

Na parte traseira, há um sensor de 16 megapixels sem grandes novidades. A grande melhoria fica por conta de um novo sistema de estabilização óptica OIS, que promete gerar vídeos menos tremidos e com qualidade superior.

O Galaxy Note 4 traz ainda a função Fast Charging, que promete carregar o smartphone em menos tempo do que que as versões anteriores. De acordo com a Samsung, o novo foblet traz ainda uma melhora de 75% no consumo de energia e inclui a função Ultra Power Save Mode, apresentada no Galaxy S5.

A Samsung investiu ainda em novos acessórios para o Note 4. Além das tradicionais capinhas, o foblet terá à disposição as canetas Pix e E-StarWalker, as primeiras stylus da famosa grife Mont Blanc. A marca lançará ainda duas capas exclusivas para o aparelho.

Nas configurações, o Galaxy Note 4 traz duas opções de processador: um Snapdragon 805 quad-core de 2,7 GHz ou um Exynos octa-core com quatro núcleos de 1,9 GHz e quatro de 1,3 GHz. Há ainda 3 GB de memória RAM, bateria de 3.220 mAh e 32 GB de armazenamento interno, com entrada para cartões de memória de até 64 GB. As conectividades são 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e Infravermelho.

O Galaxy Note 4 estará disponível no exterior em outubro por cerca de US$ 750 (cerca de R$ 1670) sem contrato com operadoras. Ainda não há informações sobre a chegada do aparelho no Brasil ou valores praticados no país.

Galaxy Note Edge
O Galaxy Note Edge chegou como a grande surpresa do evento. O foblet chega com duas telas: a frontal tradicional e uma na lateral esquerda, ambas com resolução Super Amoled Plus QHD (1440p). As duas funcionarão independentemente e servirá, por exemplo, para evitar interrupções na tela principal do aparelho.

Segundo a Samsung, a tela adicional do Note Edge pode ser usada para adicionar atalhos de aplicativos, exibir informações do calendário, textos, entre outros. Os desenvolvedores poderão ainda desenvolver aplicativos que aproveitem o espaço para notificações e outras funcionalidades.
O Galaxy Note Edge traz ainda um processador Snapdragon 805 de 2,7 GHz, 3 GB de RAM e até 64 GB de armazenamento interno, com entrada para microSD de até 64 GB. Há ainda a bateria de 3.000 mAh, Android 4.4 (KitKat) e as conectividades 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, Infravermelho e NFC.
A Samsung ainda não revelou data de lançamento e nem preço para o novo Galaxy Edge.

Gear S
A Samsung também apresentou um novo integrante para a sua linha de relógios. O Gear S traz como grande atrativo a possibilidade de funcionar independente de um smartphone, algo ainda inexistente para os aparelhos atuais.

Para isso, o relógio da Samsung traz conectividades 3G, Wi-Fi e Bluetooth. Com o Gear S, o usuário poderá acessar a internet normalmente, navegar por GPS e até mesmo atender ligações. Outra possibilidade é receber e enviar SMS, que podem ser digitados com o auxílio do teclado virtual especialmente preparado para o dispositivo.
O Gear S também importou algumas funções dos smartphones, como o aplicativo S Health, voltado para a saúde do usuário. Com ele, será possível acompanhar queima de calorias, distância percorrida e outros dados sem a necessidade de pareamento com um telefone.

O Gear S traz ainda uma tela Super AMOLED de duas polegadas. A Samsung incluiu ainda novas skins para os relógios do sistema, que também podem incluir informações como contador de passos, nível de baterias, entre outros.

Gear VR
O Gear VR parece ser a aposta da Samsung para criar uma nova categoria voltada para a realidade aumentada. Grandes e visualmente desajeitados, os novos óculos da empresa prometem oferecer uma nova experiências em games, especialmente os baseados em primeira pessoa.

O Gear VR pode, por exemplo, reconhecer a movimentação da cabeça do usuário e girar a tela do game para acompanhá-la. De certa forma, o acessório lembra uma versão móvel do Project Morpheus, óculos de realidade aumentada da Sony para o PlayStation 4.
Segundo a Samsung, o Gear VR será ideal ainda para os usuários que querem ver filmes em seus smartphones, já que oferecerá a sensação de assistir as imagens em uma tela gigante de cinema, por exemplo. A empresa prometeu ainda oferecer conteúdo exclusivo para o aparelho, em parceria com grandes empresas de entretenimento.

O Gear VR precisará que um aparelho seja acoplado na parte frontal para funcionar. No evento, os apresentadores utilizaram o Note 4, sem confirmação de compatibilidade com o Galaxy S5 e outros aparelhos da empresa. Os óculos da Samsung também não tiveram data de lançamento e preço revelados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições