MENU

Nasa e Microsoft criam site sobre exploração de Marte

Nasa e Microsoft criam site sobre exploração de Marte

Atualizado: Quarta-feira, 18 Novembro de 2009 as 12

A Nasa (agência espacial americana) e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira (18) o lançamento de um site sobre a exploração de Marte. A página permite que internautas do mundo todo acompanhem as pesquisas que estão em andamento no planeta.

Doug McCuistion, diretor do programa de exploração de Marte da Nasa, disse ao jornal britânico Telegraph que a ideia é que o público contribua com as pesquisas, melhorando os mapas, por exemplo.

''Estamos em um momento da história onde todos podem se tornar um explorador [de Marte]. Com tantos dados acessíveis por todos, a exploração de Marte se tornou um esforço compartilhado''.

Uma das atividades é a contagem de crateras, algo que a Nasa no passado tinha dificuldades em fazer. A página tem fotos do planeta que nunca foram divulgadas pela Nasa e uma área para postagem de perguntas, que serão respondidas por especialistas da agência.

Serão oferecidos prêmios a desenvolvedores que criarem programas para uso específico no site, em sala de aula e pela equipe que trabalha na missão de Marte.

O site pode ser acessado pelo endereço: http://beamartian.jpl.nasa.gov .

veja também