Nasa lançará Discovery em sua última missão

Nasa lançará Discovery em sua última missão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

Depois de problemas com um dos motores, o ônibus espacial Discovery está pronto para ser lançado em sua última missão nesta quarta-feira, 4 de novembro. Segundo comunicado divulgado pela NASA, o Controle de Missão confirmou a decolagem da nave às 15:52 EDT.   A Discovery vai à Estação Espacial Internacional para a sua missão STS-133. Ela levará um módulo permanente repleto de mantimentos, equipamentos para experiências e contendo os robôs humanóides Robonaut 2. Os seis tripulantes realizarão duas caminhadas no espaço durante os 11 dias de missão.

Depois disso, a Discovery será aposentada, junto com todos os outros ônibus espaciais americanos, que serão substituídos por naves russas. 

O lançamento estava marcado para amanhã, terça-feira, porém, no sábado, os diretores da Nasa decidiram que isso não seria possível devido a uma falha no sistema de pressurização de um dos motores.

Os funcionários do Centro especial Kennedy trabalharam durante as madrugadas de sábado e domingo e, hoje, o ônibus espacial está finalmente pronto para ter seus tanques preenchidos com oxigênio e hidrogênio super-gelados. O procedimento será realizado hoje e servirá para manter funcionando o sistema elétrico da nave.

A previsão do tempo indica condições climáticas 70% favorável para o lançamento da Discovery na quarta. Na quinta, essa chance cai para 40%. A janela de lançamento do ônibus espacial vai até domingo, dia 7.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições